Centro Cultural Evandro Lins e Silva competa seu primeiro ano
Brasília, 21/02/2006 – Completa hoje (21) um ano de vida o Centro Cultural Evandro Lins e Silva do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, um amplo complexo inaugurado em 21 de fevereiro de 2005, pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, com objetivo de difundir e valorizar a cultura jurídica do advogado brasileiro. O Centro Cultural Evandro Lins e Silva integra vários outros espaços destinados ao advogado, entre eles o Museu Histórico da OAB - este Inaugurado em 15 de setembro de 2003, tendo como metas resgatar e preservar o acervo histórico de documentos, de membros da OAB e à memória daqueles que se dedicaram à profissão jurídica.
Compõem o Centro Cultural a Biblioteca da OAB, que conta com acervo atualizado e obras clássicas sobre a jurisprudência nacional, e a OAB Editora, órgão complementar do Conselho Federal da entidade que visa a estimular a produção científica mediante a edição de obras jurídicas. A OAB Editora foi criada no dia 13 de agosto de 2002 e estreou em 13 de novembro daquele ano com o lançamento da obra “História Constitucional do Brasil”, de autoria do renomado jurista Paulo Bonavides e do atual embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade.
A Livraria da OAB foi inaugurada juntamente com o Espaço Cultural Evandro Lins e Silva e tem por finalidade a divulgação e venda de obras lançadas pela OAB Editora e publicações do Conselho Federal da OAB. Na mesma ocasião, foi também lançado o Espaço Rui Barbosa, destinado a homenagear o patrono dos advogados brasileiros – Rui Barbosa – e os advogados agraciados com a comenda máxima oferecida à classe, a Medalha Rui Barbosa. O espaço fará uma reverência aos advogados já homenageados com a comenda, contando um pouco de suas biografias. O Espaço Rui Barbosa, localizado na sobreloja, também é utilizado para confraternizações e eventos da sociedade jurídica.
Há também a Sala do Advogado, deslocada para também integrar o Centro Cultural Evandro Lins e Silva, dispondo de toda a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento das atividades profissionais enquanto o advogado estiver a serviço em Brasília. A Escola Nacional de Advocacia (ENA), órgão administrativo do Conselho Federal da OAB, fundado na gestão 1998-2000, também funciona no Centro Cultural, tendo por finalidade traçar a política nacional de formação continuada para o exercício da advocacia, visando o aperfeiçoamento do profissional.
O Centro Cultural Evandro Lins e Silva ainda é integrado ainda por um centro de treinamento para funcionários do Conselho Federal da OAB; por três plenários com aproximadamente trinta lugares cada; salas de reuniões institucionais e salas de representações das Seccionais.
