Curso prático sobre os impactos da Reforma Tributária na advocacia alcança 10 mil participantes
O curso prático “Reforma Tributária e Tributação de Dividendos: Compreenda de forma prática o impacto no dia a dia da advocacia”, promovido neste mês pelo Conselho Federal da OAB – por meio da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional) – contou com a participação de cerca de dez mil pessoas.
O objetivo da capacitação foi fornecer uma formação atualizada das mudanças introduzidas pelo novo sistema tributário brasileiro, apresentando, de forma acessível e dinâmica, análises qualificadas sobre os principais pontos da reforma. Durante uma semana, os especialistas detalharam como as mudanças impactam a atuação cotidiana da advocacia — do planejamento tributário à consultoria, passando pelo contencioso e pela adaptação às novas modalidades de tributos.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, ressaltou que o expressivo alcance do curso demonstra o compromisso da Ordem com a qualificação permanente da advocacia. “Chegar a cerca de 10 mil participantes em uma capacitação sobre a reforma tributária evidencia a responsabilidade da entidade em preparar advogadas e advogados para as transformações do sistema tributário, garantindo atuação técnica, segura e alinhada à defesa dos direitos dos contribuintes”, pontuou. “A ESA Nacional cumpre um papel estratégico ao levar conhecimento jurídico atualizado a todas as regiões do país, fortalecendo a advocacia e, consequentemente, a cidadania”, acrescentou.
O membro honorário vitalício da OAB e coordenador do curso, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou o êxito da iniciativa, que reuniu participantes de todo o país. Segundo ele, a alta adesão confirma a necessidade de qualificação técnica diante das mudanças trazidas pela reforma tributária. “A advocacia respondeu de forma contundente, demonstrando compromisso com a atualização profissional para atuar com segurança, evitar equívocos por desconhecimento e oferecer uma assessoria cada vez mais qualificada à sociedade”, afirmou, ao reforçar que a atuação da Ordem permanece independente, orientada pela defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.
“É a ESA Nacional cumprindo o seu papel com a advocacia brasileira: apoiar advogados e advogadas, transformando a sua realidade profissional, em todos os momentos, por meio de instrução jurídica de canto a canto do país”, frisou o diretor-geral da Esa Nacional, Gedeon Pitaluga..
Leia as matérias relacionadas:
Curso prático da ESA aprofunda impactos da reforma tributária na advocacia
Curso prático aprofunda debate sobre reforma do Imposto de Renda e sociedades de advogados
Curso prático da OAB debate regras gerais da reforma tributária aplicáveis à advocacia
Curso prático da OAB debate nova tributação e impactos da reforma na advocacia
