OAB Nacional participa da posse de Silvio Amorim Júnior no Conselho Nacional de Justiça
A OAB Nacional participou, nesta terça-feira (18/11), da posse do procurador regional da República Silvio Amorim Júnior como novo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Representante Institucional do Conselho Federal da OAB junto órgão, o conselheiro federal Fabrício de Castro (OAB-BA) integrou a mesa de honra ao lado do presidente do CNJ, ministro Edson Fachin, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Fabrício de Castro destacou a relevância institucional do ato e a contribuição que o novo conselheiro traz ao colegiado. “A posse do conselheiro Silvio Amorim Júnior fortalece o trabalho conjunto que sustenta o CNJ. Sua trajetória no Ministério Público da União e sua experiência em órgãos de controle qualificam o debate institucional. A OAB acompanha esse processo com respeito e compromisso, certa de que a atuação integrada das instituições é essencial para o aprimoramento da Justiça”, disse
O presidente do CNJ, ministro Edson Fachin, reforçou a importância dessa atuação conjunta no Sistema de Justiça. “Seja no Ministério Público da União ou no Poder Judiciário, precisamos construir políticas públicas judiciárias que fortaleçam o acesso à justiça, promovam a inclusão digital, incorporem práticas sustentáveis e enfrentem, com seriedade, a redução das desigualdades estruturais, sempre com transparência e integridade”.
Em seu discurso, Silvio Amorim Júnior agradeceu a presença das autoridades, familiares e colegas. “É com grande emoção e alegria que compartilho este momento com todos vocês.”
A solenidade reuniu ainda o corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, o ouvidor nacional de Justiça, Marcello Terto e Silva, o conselheiro do CNJ, Rodrigo Badaró, além de representantes dos Três Poderes.
Trajetória
Silvio Amorim Júnior assume a vaga destinada ao Ministério Público da União no CNJ. Sua indicação foi aprovada pelo Senado Federal em agosto de 2025, após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele passa a integrar o colegiado responsável pela governança administrativa e disciplinar do Judiciário.
Procurador regional da República desde 2014, com atuação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Silvio construiu carreira marcada pelo diálogo institucional e pela defesa da modernização da Justiça. Também integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por dois mandatos, entre 2017 e 2021.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Sergipe, ingressou no Ministério Público Federal em 2002. Ao longo da carreira, atuou em diferentes regiões cobertas pelo TRF-1, que abrange estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
