Beto Simonetti destaca o papel da OAB na proteção da advocacia e da democracia no 13º Encontro do Copeje
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou da abertura do 13º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), nesta quinta-feira (30/10), em Salvador. Em seu discurso, Simonetti ressaltou que a OAB acompanha de perto os desafios da Justiça Eleitoral e atua para garantir eleições transparentes, proteger direitos individuais e coletivos, e ampliar espaços de diálogo sobre democracia digital.
Segundo o presidente, “cada advogada e cada advogado tem o poder-dever de contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça e da democracia brasileira”. Ele acrescentou que a Ordem trabalha para que a advocacia possa atuar livremente, com respeito às prerrogativas. “Nosso objetivo é assegurar que o processo eleitoral seja íntegro e transparente, fortalecendo a confiança da sociedade no sistema democrático”, completou.
O presidente do Copeje, Guilherme Pupe, destacou que o encontro é um espaço de reflexão e debate sobre os desafios contemporâneos da Justiça Eleitoral. “Mais do que reunir colegas, este encontro promove debates sobre temas essenciais da Justiça Eleitoral e fortalece a integração entre juristas, magistrados e advogados”, afirmou, ressaltando a importância do diálogo entre as instituições.
A mesa de honra da abertura contou também com a presença da presidente da OAB-BA, Daniela Borges; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do prefeito de Salvador, Bruno Reis; da deputada estadual Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa; do desembargador eleitoral e vice-presidente do Copeje, Danilo Costa Luiz; do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta; e das ministras do TSE Estela Aranha, Vera Lúcia Santana de Araújo e Edilene Lôbo, entre outras autoridades.
O 13º Encontro Nacional do Copeje segue até sábado, com painéis sobre o novo Código Eleitoral, combate à fraude na cota de gênero, jurisprudência do TSE, direito penal eleitoral, inteligência artificial e fake news na propaganda eleitoral, reunindo advogados e magistrados em discussões aprofundadas sobre os desafios e o futuro da Justiça Eleitoral.
 
                            
                            
                            
                            
                        
 
    