OAB participa da 5ª edição da Caravana da Inovação Portuária com visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro
A OAB Nacional participou, nesta segunda-feira (13/10), da abertura da 5ª edição da Caravana da Inovação Portuária 2025, realizada no Porto do Rio de Janeiro, administrado pela PortosRio. A ação marca uma nova etapa do projeto, que já percorreu Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Fortaleza (CE), levando debates sobre sustentabilidade, inovação e governança ao setor portuário brasileiro.
A Ordem foi representada pela presidente da Comissão Especial de Créditos de Carbono do Conselho Federal da OAB, Luísa Barretto, convidada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Durante a visita técnica, conduzida pelos superintendentes Eduardo Correia Miguez (Planejamento e Desenvolvimento de Negócios) e Leandro Rodrigo Alves Lima (Gestão Portuária dos Portos do Rio, Niterói e Arraial do Cabo), com a presença do presidente da PortosRio, Flávio Vieira, os participantes conheceram projetos de dragagem, ampliação do calado operacional e iniciativas voltadas à transição energética e à inovação tecnológica.
Para Luísa Barretto, as ações demonstram “um esforço consistente em unir eficiência logística e responsabilidade ambiental”. Ela destacou que a presença da OAB em espaços como a Caravana reforça o papel estratégico da advocacia na agenda da sustentabilidade. “A advocacia é essencial na construção de marcos regulatórios que impulsionem a economia de baixo carbono e deem segurança jurídica aos investimentos em inovação”, afirmou.
A programação incluiu também uma apresentação da Petrobras sobre o papel do Porto do Rio no apoio às operações offshore do pré-sal e uma visita à plataforma da estatal, instalada na área portuária. Para Luísa, essas parcerias “fortalecem o diálogo entre governo, empresas e sociedade civil em torno da governança e da responsabilidade ambiental”.
Promovida pelo MPor, em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export, a Caravana da Inovação Portuária conecta gestores públicos, empresas e especialistas em três eixos: Inspirar, Compartilhar e Conectar. Entre os temas centrais desta edição estão a inovação tecnológica, o financiamento verde e o painel “Portos, Carbono e Energia de Fontes Renováveis”, que contará com a participação de Luísa Barretto nesta quarta-feira (15/10), no Píer Mauá.
A etapa carioca da Caravana segue com programação até o dia 17 de outubro. A próxima parada será em Santos (SP), nos dias 4 e 5 de dezembro. Confira a programação no site do MPor.