Menu Mobile

Conteúdo da página

Outubro Rosa: OAB promove ações de prevenção ao câncer de mama e enfrentamento à violência doméstica

sexta-feira, 3 de outubro de 2025 às 20h15

O Conselho Federal da OAB lançou, nesta semana, a campanha Outubro Rosa 2025. A iniciativa, conduzida pela Comissão Nacional da Mulher Advogada, une prevenção ao câncer de mama, acolhimento e solidariedade às mulheres em tratamento. O objetivo é mobilizar toda a sociedade, mulheres e homens, em torno da causa.

O colegiado, presidido por Dione Almeida, promove uma rede de afeto, apoio e acolhimento com a iniciativa Proteger para Prevenir. O objetivo é conscientizar sobre a importância dos exames periódicos, da adoção de práticas de vida mais saudáveis e do fortalecimento da rede de apoio às mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Também são estimuladas doações de lenços e a compra de camisetas vendidas por instituições que atendem mulheres em tratamento. O valor arrecadado será revertido ao tratamento das pacientes. O projeto também propõe, em uma mobilização social, que as pessoas usem roupas da cor rosa durante o mês de outubro, como símbolo de solidariedade e união na luta contra o câncer de mama. As instituições parceiras foram indicadas pelas comissões estaduais da Mulher Advogada de diversas seccionais da Ordem (confira os links abaixo).

Mobilização nacional

Dione Almeida destacou que a ação contará com a mobilização de todo o Sistema OAB. “Durante todo o mês, espalharemos caixas e cestas por todo o Brasil para receber os lenços, que serão entregues a instituições e repassados às mulheres que deles precisarem. Que, juntamente com esses lenços e os valores arrecadados com a venda das camisetas, essas mulheres recebam os nossos votos de saúde, a nossa solidariedade e o nosso abraço afetuoso de todo o Brasil”, explicou.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada ressalta que este é um chamado para toda a sociedade. “O Outubro Rosa do Conselho Federal da OAB é um convite para que todos, mulheres e homens, se unam em apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama. Mais do que uma campanha, é um gesto de carinho e solidariedade. Queremos que cada lenço doado, cada gesto de cuidado e cada palavra de incentivo chegue como um abraço afetuoso, lembrando que nenhuma mulher está sozinha nessa luta”, afirmou Dione Almeida.

Violência doméstica

A presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência Doméstica, Tammy Fortunato, lembrou que o combate à violência também é parte da luta pela saúde da mulher. “Outubro Rosa é tempo de lembrar que cuidar da saúde da mulher vai além da prevenção ao câncer de mama: passa, também, pela prevenção da violência doméstica. Segundo estudo divulgado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama  (FEMAMA), 42% das mulheres com câncer de mama haviam sofrido agressões de parceiros antes do diagnóstico. A violência física e psicológica enfraquece o corpo, aumenta o estresse e pode favorecer o surgimento da doença”, afirmou.

Ela também destacou o abandono enfrentado por mulheres após o diagnóstico, e citou estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que revela que cerca de 70% das mulheres que recebem o diagnóstico relatam terem sido deixadas pelos parceiros durante o tratamento, situação que agrava o sofrimento físico e emocional. "Esse dado revela a urgência de se ampliar a rede de apoio, garantindo que nenhuma mulher enfrente sozinha a violência doméstica e o impacto do câncer”, concluiu.

ONDE APOIAR

Acre

OAB-AC

Associação Amigos do Peito (AAPEI)

Loja  Íris Tavares

-  Não haverá venda de camisetas

Alagoas

OAB-AL

AAPPE

APECAN

Amapá

OAB-AP

Amazonas

OAB-AM

Lar das Marias (arrecadação de lenços e venda de camisetas)

Bahia

OAB-BA

Ceará

OAB-CE

GEEON

Associação Nossa Casa

Distrito Federal

Rede feminina 

OAB-DF 

Espírito Santo

OAB-ES

Goiás

OAB-GO

Hospital Araújo Jorge

Maranhão

OAB-MA

Instituto Entre Lenços e Laços 

Hospital do Câncer

Hospital Aldenora Belo

- Não haverá venda de camisetas

Mato Grosso

OAB-MT

- Durante o mês, haverá ações, encontros e palestras sobre prevenção e cuidado

Mato Grosso do Sul

OAB-MS

Associação de Voluntários do Combate ao Câncer de Campo Grande — Hospital do Amor

- Não haverá venda de camisetas

Minas Gerais

OAB-MG

Hospital do Câncer

- A seccional divulgará dicas de prevenção nas redes sociais e haverá arrecadação de lenços e produtos de higiene pessoal nos eventos da Comissão da Mulher Advogada. O material arrecadado será doado para o Hospital do Câncer.

Pará

OAB-PA

Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (AVAO)

- Não haverá venda de camisetas

Paraíba

OAB-PB

Hospital Napoleão Laureano 

ONG Castelo de Mulheres 

Rede Feminina de Combate ao Câncer 

Paraná

OAB-PR

Amigas da Mama

Instituto Esperançar

Pernambuco

OAB-PE

Hospital de Câncer de Pernambuco

IMIP 

Hospital Osvaldo Cruz 

- Não haverá venda de camisetas

Piauí

OAB-PI

Fundação Maria Carvalho 

- Não haverá venda de camisetas

Rio de Janeiro

OAB-RJ

Mulheres de Peito

- Haverá dois eventos: uma caminhada em Copacabana, no dia 17/10, e um Seminário no dia 23/10 na sede da seccional.  

Rio Grande do Norte

OAB-RN

Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer 

Instituto Bonitas

Casa Durval Paiva

Rio Grande do Sul

OAB-RS

Hospital Santa Rita - Centro de Câncer

Instituto do Câncer Infantil

Rondônia

OAB-RO

Roraima

OAB-RR

Hospital do Amor 

- Em parceria com a Carreta do Amor, serão disponibilizados 50 preventivos e 50 mamografias gratuitas na Caixa de Assistência de Roraima

- A seccional promoverá um evento no dia 30 de outubro, em sua sede

- Não haverá venda de camisetas

Santa Catarina 

OAB-SC

AMUC 

Floripa Shopping, das 14h às 20h

Mercado Público - Box 47, das 9h às 17h

São Paulo

OAB-SP

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) — São Paulo

Hospital de Amor — Barretos

Centro Boldrini — Campinas

Instituto Doses de Amor — São Paulo

Botucam — Botucatu

Sergipe

OAB-SE

Tocantins

OAB-TO

Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas

- Não haverá venda de camisetas

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres