Outubro Rosa: OAB promove ações de prevenção ao câncer de mama e enfrentamento à violência doméstica
O Conselho Federal da OAB lançou, nesta semana, a campanha Outubro Rosa 2025. A iniciativa, conduzida pela Comissão Nacional da Mulher Advogada, une prevenção ao câncer de mama, acolhimento e solidariedade às mulheres em tratamento. O objetivo é mobilizar toda a sociedade, mulheres e homens, em torno da causa.
O colegiado, presidido por Dione Almeida, promove uma rede de afeto, apoio e acolhimento com a iniciativa Proteger para Prevenir. O objetivo é conscientizar sobre a importância dos exames periódicos, da adoção de práticas de vida mais saudáveis e do fortalecimento da rede de apoio às mulheres em tratamento contra o câncer de mama.
Também são estimuladas doações de lenços e a compra de camisetas vendidas por instituições que atendem mulheres em tratamento. O valor arrecadado será revertido ao tratamento das pacientes. O projeto também propõe, em uma mobilização social, que as pessoas usem roupas da cor rosa durante o mês de outubro, como símbolo de solidariedade e união na luta contra o câncer de mama. As instituições parceiras foram indicadas pelas comissões estaduais da Mulher Advogada de diversas seccionais da Ordem (confira os links abaixo).
Mobilização nacional
Dione Almeida destacou que a ação contará com a mobilização de todo o Sistema OAB. “Durante todo o mês, espalharemos caixas e cestas por todo o Brasil para receber os lenços, que serão entregues a instituições e repassados às mulheres que deles precisarem. Que, juntamente com esses lenços e os valores arrecadados com a venda das camisetas, essas mulheres recebam os nossos votos de saúde, a nossa solidariedade e o nosso abraço afetuoso de todo o Brasil”, explicou.
A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada ressalta que este é um chamado para toda a sociedade. “O Outubro Rosa do Conselho Federal da OAB é um convite para que todos, mulheres e homens, se unam em apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama. Mais do que uma campanha, é um gesto de carinho e solidariedade. Queremos que cada lenço doado, cada gesto de cuidado e cada palavra de incentivo chegue como um abraço afetuoso, lembrando que nenhuma mulher está sozinha nessa luta”, afirmou Dione Almeida.
Violência doméstica
A presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência Doméstica, Tammy Fortunato, lembrou que o combate à violência também é parte da luta pela saúde da mulher. “Outubro Rosa é tempo de lembrar que cuidar da saúde da mulher vai além da prevenção ao câncer de mama: passa, também, pela prevenção da violência doméstica. Segundo estudo divulgado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), 42% das mulheres com câncer de mama haviam sofrido agressões de parceiros antes do diagnóstico. A violência física e psicológica enfraquece o corpo, aumenta o estresse e pode favorecer o surgimento da doença”, afirmou.
Ela também destacou o abandono enfrentado por mulheres após o diagnóstico, e citou estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que revela que cerca de 70% das mulheres que recebem o diagnóstico relatam terem sido deixadas pelos parceiros durante o tratamento, situação que agrava o sofrimento físico e emocional. "Esse dado revela a urgência de se ampliar a rede de apoio, garantindo que nenhuma mulher enfrente sozinha a violência doméstica e o impacto do câncer”, concluiu.
ONDE APOIAR
Acre
Associação Amigos do Peito (AAPEI)
Loja Íris Tavares, na sede da OAB-AC
Alagoas
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Instituto Entre Lenços e Laços
Hospital do Câncer
Mato Grosso do Sul
Associação de Voluntários do Combate ao Câncer de Campo Grande — Hospital do Amor
Minas Gerais
Hospital do Câncer
Pará
Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (AVAO)
Paraíba
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Paraná
Pernambuco
Hospital de Câncer de Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer
Rio Grande do Sul
Hospital Santa Rita - Centro de Câncer
Roraima
- Em parceria com a Carreta do Amor, disponibilizaremos 50 preventivos e 50 mamografias gratuitas na Caixa de Assistência de Roraima
Santa Catarina
Floripa Shopping, das 14h às 20h
Mercado Público das Box 47, das 9h às 17h
São Paulo
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) — São Paulo
Instituto Doses de Amor — São Paulo
Tocantins