Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Federal integra cerimônia de entrega do 2º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário

sexta-feira, 12 de setembro de 2025 às 10h00

O Conselho Federal da OAB participou, nesta quarta-feira (10/9), da cerimônia de entrega do 2º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). O evento destacou o papel da atividade na promoção da democracia, reconhecendo trabalhos sobre temas relacionados aos direitos humanos e à tecnologia.

Ao representar a OAB, a secretária-geral Rose Morais entregou as premiações dos três primeiros colocados na categoria “jornalismo escrito”, do eixo temático Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação. O mesmo eixo contou com a participação do presidente da Ordem, Beto Simonetti, como jurado.

“É uma honra representar a advocacia brasileira em uma premiação que valoriza o jornalismo profissional e comprometido com os direitos fundamentais. Reconhecer esse trabalho é, também, reafirmar o papel da OAB como guardiã da democracia”, afirmou Rose Morais, após a entrega dos troféus.

Ao todo, 241 trabalhos jornalísticos foram inscritos no prêmio, distribuídos em dois eixos: direitos humanos, cidadania e meio ambiente; e inclusão digital e desinformação. 

Reconhecimento do Judiciário

O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, destacou a relevância da iniciativa ao afirmar que “a imprensa livre e crítica é imprescindível para a democracia”. Ele também ressaltou o papel do prêmio no fortalecimento da imprensa profissional.

A presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, lembrou que “as reportagens finalistas desse prêmio são a prova viva de que nada substitui a criação e a individualidade”. Já o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, definiu a premiação como “uma homenagem ao jornalismo comprometido com o interesse público e com a cidadania”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres