ESA e CNDH alinham ações e conhecem proposta de formação em direitos humanos para advocacia
A Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) e a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB conheceram, nesta terça-feira (2/9), a experiência da Escola de Direitos Humanos da OAB-PI voltada à formação da advocacia.
O projeto foi apresentado pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional, Jéssica Lima. Ela destacou a intenção de oferecer uma formação prática, acessível e alinhada ao exercício cotidiano da advocacia na defesa dos direitos fundamentais. O projeto prevê cursos, oficinas e outras atividades voltadas à capacitação jurídica, com integração entre teoria e prática.
A presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Sílvia Souza, afirmou que iniciativas como essa ajudam a fortalecer o papel da advocacia na promoção da dignidade humana. O Diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, avaliou que a troca de experiências entre seccionais pode inspirar projetos nacionais.
Também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Fernanda Brandão; o coordenador da ESA Nacional no Nordeste, Ronald Pinheiro; e a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB de São José do Rio Preto, Ana Carolina Muramatsu.