Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB comemora os 182 anos do IAB em sessão solene no Rio de Janeiro

sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 09h25

A secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Rose Morais, representou a Ordem na sessão solene em comemoração aos 182 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), realizada nesta quinta-feira (28/8). Durante a cerimônia, conduzida pela presidente do IAB, Rita Cortez, foi entregue a Medalha Teixeira de Freitas ao jurista Técio Lins e Silva. 

“Para minha honra e alegria estou hoje aqui nessa casa, trazendo o abraço do nosso presidente Beto Simonetti, que me confiou a honra de representá-lo na comemoração dos 182 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros, a casa de Montezuma, que faz do estudo do Direito um serviço ao país”, afirmou Rose Morais.

A secretária-geral destacou que a criação da OAB, em 1930, foi fruto de uma relação de origem com o IAB, que já estruturava a prática do Direito no Brasil desde o século 19. “Atravessamos quase um século sem romper esse fio de origem. Para a advocacia, somos irmanados. Continuamos próximos quando a tarefa é comum e independentes quando a prudência pede distância”, disse.

Tradição

Rose Morais também ressaltou o papel do IAB como guardião da tradição jurídica brasileira, sem abrir mão da sua constante atualização diante dos desafios contemporâneos. “O Instituto não foge de temas difíceis. Discute liberdade e responsabilidade, tecnologia e privacidade, desenvolvimento e proteção, processo e justiça. Faz isso com sobriedade, sem espetáculo, com a seriedade de quem sabe que manchete não substitui missão institucional”, declarou.

Ela destacou, ainda, o pioneirismo da instituição na inclusão de mulheres na advocacia, lembrando o ingresso de Myrthes Gomes de Campos em 1906, marco de transformação e igualdade. “Foi um sinal de portas abertas, de talento reconhecido, de compromisso com a igualdade que hoje se renova em cada comissão”, pontuou.

Homenagem a Técio Lins e Silva

Durante a cerimônia, foi outorgada a Medalha Teixeira de Freitas a Técio Lins e Silva, ex-presidente do IAB. O homenageado dedicou a honraria à memória de seu pai, Raul Lins e Silva, advogado criminalista. “Essa medalha é dele. Em todas as coisas que fiz na vida, fui sempre inspirado na figura do velho Raul. Aprendi com ele o que é defender a liberdade, o que é se dedicar ao cliente, o que é fazer justiça”, revelou o jurista.

Também compuseram a mesa de honra o membro honorário vitalício da OAB Bernardo Cabral; a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; o presidente da Federação Interamericana de Advogados (FIA), Edson Antônio Miranda; o desembargador Roque Lucarelli Dattoli, presidente do TRT da 1ª Região; a desembargadora Inês da Trindade Chaves de Mello, representando o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves Barreto.                                                                                                                                                                                                                             

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres