OAB integra cerimônia de posse do novo procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira
A posse de Gláucio Araújo de Oliveira como procurador-geral do Trabalho para o biênio 2025–2027 foi realizada nesta quinta-feira (28/8), na Procuradoria-Geral da República (PGR), com a presença de integrantes do Judiciário, do Ministério Público e da advocacia. O Conselho Federal da Ordem foi representado pelo coordenador do Colégio de Presidentes da entidade e presidente da OAB-GO, Rafael Lara.
"Em um período tão delicado das relações trabalhistas do país, a OAB, com muita energia, acompanha o trabalho do MPT. A advocacia, honrando sua missão, valoriza este momento e se mantém vigilante, atenta às mudanças e desafios que se apresentam”, afirmou Lara.
Gláucio Araújo de Oliveira, que nos últimos quatro anos foi diretor-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), passa a ocupar a vaga de José de Lima Ramos Pereira, que esteve no cargo por dois anos. Em seu pronunciamento, o novo procurador-geral do Trabalho destacou os êxitos alcançados nos últimos dois mandatos, mas disse saber que há muitos desafios pela frente.
“Assumo o compromisso de melhorar a estrutura do MPT para que exerça com excelência a sua missão neste mundo de trabalho em revolução, em uma gestão fincada em pilares democráticos e participativos, aberta ao diálogo ético, franco, crítico e construtor. Confio na união do Ministério Público do Trabalho para, juntos, encararmos os desafios sempre orientados pelos nossos valores estratégicos de ética, coragem, sensibilidade e união”, declarou.
Por sua vez, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou que Gláucio Araújo de Oliveira está assumindo um dos cargos mais importantes da República e será o representante dos interesses do trabalhador no âmbito do Ministério Público. “Sua atuação denodada, corajosa e escorreita é a garantia de que a instituição prosseguirá na sua melhor tradição de compromisso com a proteção, no âmbito da sua competência, dos direitos de índole laboral decorrentes da matriz de toda a ordem jurídica: a dignidade da pessoa humana”, disse sobre o empossado.
Também compuseram a mesa de honra o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand Filho; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa; e a presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza.
Trajetória
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Gláucio Araújo de Oliveira é mestre em Direito Econômico e Social pela mesma instituição e doutor em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de Barcelona (UB), na Espanha. O novo procurador-geral do Trabalho foi diretor-geral do MPT de 2021 a 2025 e se tornou subprocurador-geral do Trabalho em 2022.
Ingressou no MPT em 1997 e exerceu funções como a de subprocurador-geral do Trabalho, em 2021, atuando na Coordenadoria de Órgão Interveniente, além de ter sido membro auxiliar da Corregedoria do MPT e gerente do Projeto Estratégico Portos Seguros da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa).