Menu Mobile

Conteúdo da página

No Conselho Pleno, presidente da OAB reforça movimento pela pacificação do Brasil

segunda-feira, 25 de agosto de 2025 às 11h55

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou nesta segunda-feira (25/8) que, em todos os momentos críticos da história recente do país, a advocacia é chamada a se manifestar. “Esse pronunciamento é feito, de forma legítima, por meio deste colegiado, o plenário do Conselho Federal da Ordem, eleito pelas advogadas e pelos advogados de todo o país. Nosso posicionamento vem em um contexto de construção coletiva, com a participação das conselheiras e dos conselheiros federais, de presidentes e de conselhos seccionais e de Caixas de Assistência”, ressaltou durante discurso na sessão ordinária do Conselho Pleno.

Simonetti reforçou que o que é dito pela entidade impacta diretamente nos rumos do país, portanto, a atuação tem sido no sentido de tomar a frente de um movimento pela pacificação do país, clamando às instituições, às autoridades e aos líderes políticos que façam sua parte. “Os extremos não podem ditar o rumo do debate político. O espírito da pacificação é não tratar como inimigo quem pensa diferente de mim. Tenho reforçado, inclusive diante de alguns protagonistas da polarização, que o Brasil precisa desarmar os espíritos. O que enfraquece uma nação é a recusa em transformar a divergência em diálogo”, pontuou, frisando que a paz se constrói com escuta, civilidade e compromisso com aquilo que é maior do que qualquer interesse individual, o futuro do Brasil.

Segundo o presidente, a OAB tem se mantido isenta no processo político, equidistante dos líderes e das ideologias que protagonizam a polarização. “Somente uma Ordem independente conseguirá manter, como temos feito, sua credibilidade para dar as respostas necessárias ao Brasil. Nosso recado é claro e direto: as soluções para o país passam pelo respeito à Constituição, às leis e aos espaços institucionais de diálogo”, avaliou.

Responsabilidade coletiva

Aos  conselheiros e conselheiras federais e aos presidentes das seccionais, o presidente reafirmou que a OAB — que é a Casa da Advocacia — continuará encabeçando esse movimento pela pacificação, fazendo um chamado à responsabilidade coletiva. Simonetti conclamou que cada um reitere, em seus estados, o convite para que todas as lideranças assumam, juntas, o compromisso de colocar o país acima das disputas menores e interesses particulares. “Precisamos de paz para focar nossas energias naquilo que mais importa: os rumos e o futuro da nossa profissão. Isso vale para a advocacia e para todas as profissões”, disse.

Para finalizar, Simonetti destacou que o papel da advocacia é elo essencial entre a sociedade e o Estado, entre a legalidade e a justiça, entre o pluralismo e o bem comum. “Esse papel se fortalece quando encontra, nas instituições, vozes comprometidas com esses mesmos princípios.”

Confira todas as fotos da sessão no Flickr da OAB Nacional

Leia mais: 

Carta da Ordem dos Advogados do Brasil ao país


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres