Menu Mobile

Conteúdo da página

Mês da Advocacia: OAB-PE e CFOAB fortalecem segurança e representatividade da classe

sexta-feira, 22 de agosto de 2025 às 11h01

Integrando as ações do Mês da Advocacia, o Conselho Federal da OAB publica entrevistas com presidentes das seccionais, que compartilham experiências e reflexões sobre a importância da articulação entre a OAB Nacional e os estados. Nesta edição, acompanhe a entrevista com a presidente da entidade em Pernambuco, Ingrid Zanella.

Atuação conjunta

A OAB Nacional caminha lado a lado com a OAB-PE pelo fortalecimento da advocacia. Por meio do diálogo constante e construtivo, temos contado com o apoio do presidente Beto Simonetti em pautas estruturantes para a profissão, seja na defesa das prerrogativas, na valorização dos honorários ou na busca por mais celeridade processual.

Nossa atuação conjunta tem se materializado em ações concretas, como a articulação de projetos de lei de interesse da classe, o fortalecimento de nossas comissões temáticas e a integração de programas nacionais que trazem inovação e ferramentas tecnológicas para o dia a dia dos advogados e advogadas.

Nosso Conselho Federal tem desempenhado um papel fundamental no enfrentamento dos principais desafios da profissão, dando suporte institucional nas demandas mais sensíveis, garantindo unidade e força nacional para que possamos, em Pernambuco, avançar com segurança, efetividade e representatividade.

Cenário jurídico

A parceria com a OAB Nacional se traduz em projetos e parcerias capazes de gerar resultados reais para a advocacia pernambucana. Um exemplo é a integração de programas nacionais às iniciativas da OAB-PE, como o Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas, que fortalece a defesa da classe, e o apoio ao funcionamento da nossa Procuradoria de Defesa dos Honorários, que já obteve decisões relevantes no estado e em âmbito nacional.

Outro ponto é a colaboração em eventos e capacitações, como seminários, congressos e programas de formação continuada, que permitem atualização constante dos profissionais e aproximam ainda mais a advocacia pernambucana do cenário jurídico nacional. Também temos contado com o CFOAB em ações voltadas para a inovação e a tecnologia, como o desenvolvimento de aplicativos e sistemas que facilitam a prática profissional e contribuem para a celeridade processual.

Valorização profissional

Nossa gestão tem priorizado iniciativas que combinam inovação, efetividade e defesa da classe. Os maiores desafios da advocacia em Pernambuco passam por três eixos principais: a defesa intransigente das prerrogativas, o recebimento digno dos honorários advocatícios e a celeridade processual.” 

Criamos a Diretoria de Prerrogativas, ampliando a capacidade de resposta da OAB-PE e atuando com firmeza por meio de desagravos, acompanhamento de casos e aplicação do Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas.

No campo dos honorários, instituímos a Procuradoria de Defesa de Honorários, que já atua de forma proativa em processos judiciais, garantindo decisões importantes e resguardando a justa remuneração da classe. A Procuradoria tem sido um marco. Obtivemos decisões pioneiras que asseguram o recebimento digno e tempestivo dos honorários.

Quanto à celeridade processual, criamos a Central de Celeridade, que já apresenta índice de resolução de 90% dos casos encaminhados pela Ouvidoria, e estamos desenvolvendo aplicativos e ferramentas tecnológicas para acelerar e facilitar o acompanhamento dos processos. Nossa gestão atua com planejamento, diálogo institucional e entregas concretas, sempre com o objetivo de fortalecer a advocacia pernambucana e garantir que ela seja valorizada e respeitada.

Essas ações, somadas a programas de capacitação, interiorização da OAB e novos serviços de apoio ao exercício profissional, demonstram o nosso compromisso de transformar desafios em conquistas concretas para a classe.

Voz ativa

A OAB é muito mais do que uma entidade de classe, é um espaço vivo de defesa da advocacia e da cidadania. Nossa missão é a de proteger as prerrogativas, garantir o livre exercício profissional e, ao mesmo tempo, atuar como voz ativa da sociedade na defesa do Estado Democrático de Direito e dos direitos fundamentais.

O que move a minha atuação é a certeza de que cada advogado e advogada, ao exercer sua profissão com dignidade e independência, fortalece a democracia e assegura o acesso à Justiça para todos. A OAB é feita de pessoas que acreditam no Direito como instrumento de transformação social e é essa convicção que nos impulsiona diariamente a trabalhar por uma advocacia respeitada, valorizada e próxima das pessoas.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres