OAB prestigia lançamento de obra em homenagem aos 10 anos do ministro Reynaldo Fonseca no STJ
O lançamento do livro Liber Amicorum: homenagem aos 10 anos do ministro Reynaldo Soares da Fonseca no Superior Tribunal de Justiça reuniu representantes da advocacia e autoridades do meio jurídico nesta terça-feira (12/8). O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, participou da cerimônia realizada no Espaço Cultural do STJ, ao lado do vice-presidente da OAB, Felipe Sarmento; do diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior; do procurador-geral da OAB, Sérgio Leonardo; e do Medalha Rui Barbosa Nabor Bulhões.
“A OAB se orgulha de participar de um tributo que vai além do registro acadêmico. Ele traduz o compromisso com uma Justiça que valoriza a dignidade humana, a garantia de direitos e o respeito às liberdades. O ministro Reynaldo construiu uma carreira marcada pela fraternidade e pela sensibilidade social, uma verdadeira inspiração para toda a comunidade jurídica”, destacou Beto Simonetti.
Coordenada por Wilson Furtado Roberto, Aline Gomes Caselato, Guilherme Veiga, Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, Luiz Merlin e Carlos Magno Costa Teixeira, a obra reúne mais de 100 contribuições de juristas e autoridades de todo o país, abordando temas como garantias processuais, direitos humanos, Justiça Penal, educação jurídica, proteção de dados e inovação institucional. Entre os colaboradores estão ministros do STF e do STJ, procuradores, defensores, professores e advogados.
Wilson Furtado Roberto destacou o envolvimento pessoal e a grandiosidade do projeto editorial. “Foram quase dois anos para produzir esta obra, com cerca de 2,5 mil páginas e 130 artigos. Todos que receberam o convite se sentiram privilegiados por poder homenagear um grande homem e jurista”, afirmou.
O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, por sua vez, falou da importância da coletânea e o papel do homenageado no Sistema de Justiça brasileiro. “Amigo Reynaldo, agradeço de coração pelo juiz extraordinário que você é, pela magnitude que representa para o nosso Tribunal e por nos dar o prazer da convivência diária. Parabéns”.
O homenageado
Com 33 anos de magistratura e 43 de serviço público, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca ocupa cadeira no STJ desde 2015, após trajetória no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Nacionalmente reconhecido pela defesa dos mais vulneráveis e pela construção de precedentes relevantes na área criminal, o magistrado afirmou receber a homenagem “com o coração transbordando de gratidão”.
“Receber essa homenagem, tão plural e generosa, transcende o reconhecimento institucional. É um gesto de afeto, de memória e de compromisso com os valores que defendo ao longo da minha trajetória. Ver refletidos aqui direitos humanos, justiça penal, fraternidade, consensualidade e educação jurídica renova minha fé na potência transformadora do direito e da educação. Sigamos juntos, como comunidade jurídica e como cidadãos, semeando justiça, esperança e dignidade”, finalizou o ministro.
Leia mais: CFOAB cumprimenta o ministro pelos 10 anos no STJ