Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB exalta legado cultural e jurídico de José Roberto de Castro Neves em solenidade no Rio de Janeiro

quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 18h40

O presidente presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, participou nesta quinta-feira (31/7) da solenidade promovida pela seccional do Rio de Janeiro em homenagem ao jurista e escritor José Roberto de Castro Neves, empossado na Cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Felipe Sarmento destacou o simbolismo da eleição de Castro Neves para a ABL, e ressaltou que sua presença na casa de Machado de Assis “reafirma o diálogo entre o Direito e a Literatura e favorece o aperfeiçoamento da cultura jurídica brasileira”. O presidente em exercício pontuou que a trajetória do homenageado é exemplo da confluência entre prática profissional, ensino jurídico e reflexão literária.

“A jornada que celebramos começou na infância, quando o nosso homenageado fez da leitura um modo de compreender e estar no mundo. Hoje, José Roberto de Castro Neves concilia a prática profissional, o ensino aprofundado e suas reflexões literárias”, afirmou Sarmento.

Sarmento encerrou sua fala com uma citação do próprio Castro Neves durante seu discurso de posse na ABL: “Um país sem cultura é um país sem gosto, sem alma. Sem cultura, o país se resume a uma delimitação geográfica habitada por estranhos entre si.” E acrescentou: “A advocacia orgulha-se imensamente de sua trajetória. A sua presença na ABL fortalece a nossa classe, engrandece o Direito e honra a cultura brasileira”, disse.

José Roberto de Castro Neves agradeceu a homenagem. “Eu nunca pensei na vida em ser outra coisa que não fosse advogado. Eu acredito que nós todos escolhemos a profissão mais linda que pode haver. Eu tive essa sorte de, desde jovem, poder conviver com gente tão inteligente. É uma honra estar aqui hoje”.

Orgulho para a advocacia

Compuseram a mesa de honra, além de Sarmento, a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, a diretoria da seccional, a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e conselheira federal, Rita Cortez, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Direito. 

Ana Tereza Basílio lembrou de seu início da carreira na advocacia, quando estagiou ao lado do imortal no mesmo escritório, e destacou as qualidades do jurista. “José Roberto me ensinou muita coisa, como o amor pela leitura, pela literatura e pelo Direito. Além de um advogado brilhante, ele é um jurista brilhante e um escritor brilhante. É muito difícil encontrar todas essas qualidades na mesma pessoa. Isso traz para a nossa casa, no Rio de Janeiro, e também para a Ordem, um enorme orgulho,  tê-lo como conselheiro”, ressaltou.

Reconhecimento nacional

Antes da solenidade promovida pela seccional fluminense, José Roberto de Castro Neves já havia sido homenageado pelo Conselho Federal da OAB, que destacou sua contribuição para o Direito e a cultura nacional em sessão do Conselho Pleno. Na ocasião, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, enfatizou o papel do jurista na elevação intelectual da advocacia brasileira. Em outra manifestação, durante a posse de Castro Neves na ABL, Simonetti representou a entidade e reforçou o orgulho da advocacia pela conquista.

A presença de mais um jurista na Academia Brasileira de Letras é vista pelo CFOAB como uma demonstração da força cultural e institucional da advocacia. “Castro Neves se soma a nomes como Ruy Barbosa e Pontes de Miranda, reafirmando o papel central dos advogados na formação crítica do país”, afirmou Simonetti na ocasião.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres