OAB Nacional lança a primeira cartilha da Advocacia Multiportas
Com o objetivo de fortalecer a atuação estratégica de advogadas e advogados na prevenção e resolução adequada de conflitos, o Conselho Federal da OAB lança, nesta segunda-feira (28/7), a Cartilha da Advocacia Multiportas, desenvolvida pela Comissão Especial da Advocacia Multiportas. A publicação está disponível de forma gratuita e marca uma nova etapa na consolidação de uma prática jurídica resolutiva, colaborativa e alinhada às transformações do tempo presente.
O material apresenta a Advocacia Multiportas como um caminho que amplia as possibilidades de trabalho, reposiciona o profissional como protagonista de soluções conscientes e valoriza a escuta estratégica, a criatividade e a responsabilidade na condução dos processos.
“A Advocacia Multiportas não é apenas uma proposta transformadora de atuação profissional, mas um movimento de fortalecimento da advocacia como protagonista de soluções sustentáveis, criativas, estratégicas e preventivas. É um convite a um novo posicionamento diante dos conflitos, em um cenário onde a inteligência artificial avança, mas jamais substituirá a escuta, a ética e a sensibilidade humana do advogado”, disse a presidente da Comissão, Eunice Schlieck.
Os leitores da Cartilha encontrarão fundamentos, diretrizes práticas e uma visão ampliada da atuação jurídica, integrando competências interpessoais, perspectivas interdisciplinares e compromisso com o bem coletivo. Ainda de acordo com Eunice Schlieck, é um convite para que a advocacia ocupe, com firmeza e sensibilidade, os múltiplos espaços voltados à prevenção e ao tratamento adequado das disputas — como negociações, mediações, arbitragens, dispute boards, compliance, entre outros mecanismos contemporâneos.