Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB participará da COP 28 em evento sobre papel do advogado no combate às mudanças climáticas

sexta-feira, 17 de novembro de 2023 às 12h19

A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Nacional de Relações Internacionais, participará da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que ocorrerá no mês de dezembro, em Dubai, nos Emirados Unidos. A entidade será representada na ocasião pela secretária do colegiado, Leticia Perrone Campos Mello. 

A Ordem participará de três eventos. Em 8 de dezembro, os advogados terão um painel chamado “Everything, everywhere, all at once: lawyers tackling the climate crisis” (Tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo: advogados e advogadas lidam com a crise climática), para debater como advogados podem contribuir cada vez mais com o tema, na prática. 

De acordo com a secretária da Comissão Nacional de Relações Internacionais, a participação nesse importante evento internacional foi resultado do esforço dos profissionais envolvidos na Comissão em manter vínculos com outras associações de advogados pelo mundo nos últimos anos. O painel foi organizado em parceria com a International Bar Association (IBA), a American Bar Association (ABA) e a Law Society of England and Wales (LSEW). 

A advogada contou que o embrião da coalizão entre as associações de advogados de outros países teve início na COP 26, em 2021. "Desde então, e estamos indo para a 28, eu venho representando a OAB como observadora na Conferência do Clima", afirma Leticia Perrone Campos Mello. "Estamos trabalhando, fazendo reuniões quinzenais, e durante alguns períodos, até semanais." 

Um dos frutos desse esforço conjunto de desenvolver o trabalho com associações internacionais foi a publicação pioneira, em abril deste ano, de Recomendação do Conselho Federal voltada ao combate às mudanças climáticas endereçada a todo o Sistema OAB, assim como aos escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e advogados em geral de todo o país.

O evento é híbrido (online e presencial) e será realizado entre 14h e 18h (horário de Dubai), no Palace Downtown, Sheikh Mohammed bin Rashid Boulevard Dubai, Emirados Árabes Unidos. Confira o link para mais informações.

Outros eventos

A OAB também participará, por meio da Comissão Nacional de Relações Internacionais, de evento da COP, em Dubai, em 11 de dezembro. O painel é intitulado Lawyers, Bars and Law Societies in the Climate Crisis (Advogados, entidades e sociedades de advogados na crise do clima). Para saber mais, clique aqui.  E a Ordem, também, integrará evento organizado pelo governo brasileiro, com participação da sociedade civil, em 2 de dezembro. 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres