Menu Mobile

Conteúdo da página

Museu Histórico da OAB completa 20 anos

sexta-feira, 15 de setembro de 2023 às 16h33

Localizado no Centro Cultural Evandro Lins e Silva, o Museu Histórico da Ordem dos Advogados do Brasil completa, nesta sexta-feira (15/9), 20 anos reunindo grandes feitos e coleção de histórias de personalidades da advocacia brasileira. A iniciativa surgiu na gestão do membro honorário vitalício Rubens Approbato Machado, com a Resolução 17/2003.

Sendo a maior e uma das mais respeitadas instituições civis do país, a Ordem e, também, seu museu integram o roteiro de turismo cívico da capital. Em média, 1,7 mil pessoas visitam anualmente o acervo da OAB, que contém itens de valores históricos, como a mesa da funcionária Lyda Monteiro, por exemplo. Lyda foi vítima de uma bomba endereçada ao presidente da OAB da época, Eduardo Seabra Fagundes, em 1980. Nessa época, a sede da Ordem ficava no Rio de Janeiro.

Há também a Caravela de Prata, uma homenagem da União Ibero-Americana de Agrupamento de Advogados (UIBA) concedida ao célebre jurista, advogado e ex-ministro do STF Evandro Lins e Silva.

Além dos itens citados, o Museu conta com uma linha do tempo descrevendo os fatos mais importantes que aconteciam na OAB e no Brasil; documentos originais do impeachment dos presidentes Fernando Collor de Mello, Dilma Rousseff e Michel Temer; uma ala dedicada às pioneiras na advocacia feminina, com destaque ao busto da primeira advogada brasileira, Esperança Garcia; réplicas das Constituições; galeria dos presidentes; dentre outros.

Em 2013, o Museu promoveu a exposição “Memória e Cultura Afro-brasileira”, que resgatou e homenageou os advogados que atuaram na época da abolição da escravatura. A Comissão Especial de Cultura e Arte tem a proposta de levar a história da Ordem e do Judiciário para as demais seccionais, para que todos tenham acesso a esse conhecimento. 

Agendamento

A visita é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 15h às 17h30. As visitas podem ser realizadas da seguinte forma: livre, sem o auxílio de monitores; guiada, com o auxílio de monitores; em grupos, previamente agendada, compreendendo visita às instalações do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, seguida de exibição do vídeo institucional e apresentação de palestra sobre a natureza jurídica da Ordem.

Para agendamento das visitas guiadas, os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico visitas@oab.org.br ou pelo telefone (61) 2193 9606.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres