Menu Mobile

Conteúdo da página

No STF, OAB ressalta histórico de novo ministro em defesa das prerrogativas da advocacia

quinta-feira, 3 de agosto de 2023 às 18h40

A posse do advogado Cristiano Zanin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (3/8), contou com o apoio e a presença da OAB Nacional. O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, participou da solenidade.

“O ministro Cristiano Zanin sempre defendeu o Estado Democrático de Direito, os direitos e garantias individuais e as prerrogativas da advocacia. Seu histórico de respeito e lealdade à Constituição nos permite projetar uma atuação serena e que contribuirá para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça. A OAB deseja sucesso ao ministro", disse Beto Simonetti.

Zanin foi conduzido ao plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, e André Mendonça, o mais novo. Em seguida, fez o juramento de cumprir a Constituição e assinou, junto à presidente da Corte, ministra Rosa Weber, o Termo de Posse. 

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o novo ministro teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, em junho deste ano, e passa a ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. 

A solenidade recebeu centenas de convidados, entre magistrados, advogados, embaixadores, diplomatas e outras autoridades da esfera nacional.

Histórico

Cristiano Zanin é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito Processual e Empresarial. Em sua trajetória profissional, atuou em mais de cem processos no STF. Ele também lecionou Direito Civil e Direito Processual na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), em São Paulo. 

Zanin ainda atuou no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e é um dos autores do livro Lawfare: uma introdução (2019). Em 2018, fundou o Instituto Lawfare, para produção de conteúdo sobre o tema e análises de casos concretos.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres