Menu Mobile

Conteúdo da página

Faculdade de Coimbra inaugura cátedra especializada em direito brasileiro

quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 17h25

A Faculdade de Direito de Coimbra inaugurou, nesta quinta-feira (29/6), a Cátedra José Bonifácio de Andrada e Silva, especializada em direito brasileiro. Participaram do evento o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que será o professor da cátedra.

“O direito brasileiro possui similitudes com o sistema continental europeu. O diálogo luso-brasileiro tem muito a contribuir para a construção de ideias e ações em prol de um mundo pacífico e progressista, pautado em regras claras e segurança jurídica", afirmou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. O presidente da Comissão, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, explicou que “o objetivo maior será aprofundar a cooperação acadêmica e científica na área jurídica”.

Também participaram da inauguração o diretor da Faculdade de Direito de Coimbra, Jonatas Machado, os professores Rui de Figueiredo Marcos e Francisco Castro Rego e as integrantes da comissão de prerrogativas da Ordem dos Advogados Portugueses Adelaide Modesto e Maria Teresa Figueiredo.

O nome da cátedra é uma homenagem ao jurista José Bonifácio de Andrada e Silva, patrono da Independência do Brasil. A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal, declarada em 22 de junho de 2013 um Patrimônio Mundial pela Unesco. É herdeira das velhas Faculdades de Cânones e de Leis e a mais antiga Faculdade de Direito de língua portuguesa, congregando uma riquíssima experiência de ensino e de investigação nos territórios dos saberes jurídicos.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres