Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Federal e Concad abrem seminário sobre saúde integral da mulher advogada

sexta-feira, 2 de junho de 2023 às 15h43

A OAB Nacional participou da abertura do encontro nacional "Saúde Integral da Mulher Advogada", realizado em Manaus ao longo desta sexta-feira (2/6). A iniciativa é do Conselho Federal da OAB, por meio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad), da Concad Mulher e da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM). O seminário debate assuntos de benefícios e saúde física, mental e financeira da mulher advogada.

Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti abriu o encontro e ressaltou o empenho das Caixas na promoção de encontros que reúnam e envolvam advogados e advogadas de todo o país. “Trabalhar com a perspectiva transversal e de gênero significa considerar as especificidades experenciadas pelas mulheres. Por isso, é importante discutirmos a saúde de nossas colegas advogadas e imprescindível que o debate seja mediado por intelectuais e especialistas nesses ramos”, enfatizou. 

Alberto Simonetti Neto, anfitrião do evento, realçou, por outro lado, o trabalho da direção nacional da OAB. “É emocionante e gratificante ver Beto implementando essa nossa visão da OAB de portas abertas, lema criado pelo nosso pai anos atrás, e que era, no fundo, um caixista, que trazia para a OAB esse espírito de cuidar do advogado e da advogada. Ele contagiou o Sistema OAB com essa vocação. E é isso que temos feito”, disse. Simonetti Filho presidiu por quatro vezes a seccional do Amazonas.

Para ele, outro destaque é a união das Caixas com a Comissão Nacional da Mulher Advogada para a construção do seminário desta sexta. “E isso também conforta muito nosso coração, porque esse é o espírito ao qual me dedico”, afirmou Simonetti Neto. 

Ao longo do dia, as advogadas inscritas acompanham discussões sobre a prioridade da saúde mental para o exercício da advocacia, gestão das emoções para advocacia de resultado, saúde física e direitos à saúde da mulher, saúde financeira e ferramentas para gestão de escritórios de advocacia, performance financeira, investimento e gestão estratégica. 

Iniciativa inédita

O coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde, destacou o ineditismo da iniciativa que acontece em Manaus. “Gostaria de ressaltar a primazia deste evento. É a primeira vez que a Concad dedica um dia de estudo às questões das mulheres. E isso existe por termos uma OAB de portas abertas e uma OAB paritária”, disse. Segundo ele, eventos como esse são importantes não só para enriquecer o diálogo com cada advogada para cada desafio do cotidiano, mas têm também um caráter prospectivo. “Ele deixará, sem dúvida, cada OAB ainda mais assertiva para a gestão de política para a advocacia feminina.”

Adriana Galvão, da Concad Mulher, salientou o propósito de trabalhos como o desta sexta. Para ela, a função é ampliar a diversidade e abrir espaço para recebê-la. “A nossa função é pescar cada vez mais advogados e advogadas. Temos a função de trazer as diversidades para dentro do sistema, o que representa a nova visão da OAB, de respeito às diversidade, trabalhando de forma integrada.” Essa, para ela, faz parte da missão humana da OAB e das Caixas de Assistência. 

Quase 100 lideranças

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, celebrou a presença de quase 100 mulheres que são lideranças de todo o país para ouvir sobre saúde física, mental e financeira. "Hoje, estamos no Amazonas para prestigiar o maior evento da Concad Mulher. Para nós, enquanto Comissão da Mulher, é uma alegria imensa participar por sabermos da importância de iniciativas como esta para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional", disse. 

O presidente da seccional da OAB-AM, Jean Cleuter, deu boas-vindas às mulheres advogadas de todo o Brasil e colocou a seccional à disposição para trabalhos conjuntos. “Sabemos que a Caixa é o órgão que cuida da advocacia e, neste evento, com foco nas mulheres”, disse, passando a palavra à vice-presidente Aldenize Magalhães. Ela lembrou que o estado tem cerca de 18 mil advogados e o Amazonas é pujante na advocacia, no turismo, na economia, nas belezas naturais. 

“Como mulher advogada e vice-presidente da OAB-AM, me junto a vocês neste evento que tem papel fundamental para a advocacia feminina do nosso país. Esse encontro reflete sobre a saúde da mulher advogada, saúde física, mental e financeira. Além de ressaltar a importância das Caixas, tem um norte: a concretude do princípio da dignidade humana, por meio da busca por benefícios reais à advocacia”, afirmou.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres