Menu Mobile

Conteúdo da página

Impactos da reforma tributária no Direito Ambiental são tema de evento na OAB Nacional

quarta-feira, 22 de março de 2023 às 14h57

A OAB Nacional realizou, nesta quarta-feira (22/3), o 2º Encontro de Direito Ambiental Tributário - A Reforma Tributária em Face do Direito Ambiental Tributário. Com sete painéis, o evento tratou de eventuais impactos ao meio ambiente a partir de alterações projetadas no sistema de tributos brasileiro. O diretor-tesoureiro da Ordem, Leonardo Campos, participou da abertura e destacou a importância do amadurecimento das discussões sobre o assunto.

“O país possui carga tributária altíssima, que impacta negativamente na produção, nas contratações e no desenvolvimento da economia. Precisamos falar, instigar as autoridades, para que possamos ter o início de um debate maduro e sereno que faça com que a reforma tributária seja pauta de uma política de Estado e não de uma política de governo”, disse Campos.

Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental, Ana Carolina Barchet defendeu a modernização nas regras tributárias como meio para avanços na economia brasileira. “É necessária uma reforma profunda na situação tributária brasileira e que ela leve em consideração o patrimônio ambiental, tendo em vista que o nosso PIB é baseado na indústria primária”, lembrou.

O Encontro contou com painelistas de Brasil, México e Espanha. Entre os temas discutidos, estão os desafios e questões constitucionais de eventual reforma trabalhista, aquecimento global, ligação do tema com a reforma previdenciária, ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a criação de imposto seletivo, a fiscalização ambiental da União Europeia, entre outros.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres