Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional e TST discutem envio de lista sêxtupla para vaga pertencente à advocacia

terça-feira, 31 de janeiro de 2023 às 18h41

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, esteve na tarde desta terça-feira (31/1) no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para uma visita institucional ao presidente da Corte, ministro Lelio Bentes Corrêa. Na ocasião, Simonetti convidou o ministro para a sessão do Conselho Pleno na próxima segunda-feira (6/2), para que inicie o processo da Lista Sêxtupla. Com a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira em outubro do ano passado, a vaga do quinto constitucional destinada à advocacia está aberta.

“Na próxima semana, no dia em que ocorrerá a sessão do Pleno, o ministro Lélio levará a palavra do TST aos conselheiros federais, assim como o ofício que deflagrará o processo da Lista Sêxtupla da vaga do quinto constitucional destinada à advocacia. O nome escolhido, ao final do rito legal, terá a difícil e honrosa missão de ocupar a cadeira anteriormente destinada ao ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou no último ano”, afirmou Simonetti.

“Essa parceria com a OAB é muito significativa. Nós temos uma advocacia militante no TST, que prima pela ética, pela competência, pelo respeito, sempre em prol da sociedade. A nossa expectativa é que a partir do encaminhamento desse ofício, esse processo seja coroado e nós tenhamos mais um ou uma representante da advocacia aqui na composição do nosso Tribunal, que sempre nos abrilhanta e traz novas luzes para justiça social”, disse o ministro Lelio Bentes Corrêa.

Além do presidente da OAB Nacional e do TST, também estiveram presentes o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos e o ministro do TST, Cláudio Brandão.

A partir da formalização da vacância, por parte do TST, o Conselho Federal da OAB abrirá processo interno que irá culminar com a escolha de seis nomes, a partir de votação em sessão do Conselho Pleno, ainda sem data marcada. A lista sêxtupla será encaminhada para a Corte Superior, a quem caberá reduzi-la para uma lista tríplice. Ao final, o presidente da República escolherá o novo ministro do TST em vaga destinada à advocacia entre os três nomes.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres