Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB celebra 90 anos da seccional do Pará

quarta-feira, 5 de outubro de 2022 às 16h42

Nesta quarta-feira (5/10), a seccional paraense da OAB completa 90 anos de história. Além de uma das seccionais mais antigas do Brasil e uma das instituições de maior credibilidade no Pará, a OAB-PA forneceu de seus quadros dois presidentes para o Conselho Federal: Ophir Filgueiras Cavalcante (1989-1991) e Ophir Cavalcante Júnior (2010-2013). Com 23.758 filiados e 28 subseções, a seccional paraense é mais um dos braços da Ordem que têm papel na luta em defesa do exercício pleno da profissão, do Estado Democrático de Direito e do pleno acesso à Justiça.

“Hoje é um dia muito especial. Comemoramos nove décadas de existência da OAB-PA. É um momento de celebração. É um sentimento de muita satisfação e honra que tenho em presidir neste momento uma instituição com a credibilidade e a força que a OAB tem. Hoje temos o resultado de um trabalho que vem sendo feito há décadas. Temos uma OAB-PA inclusiva, coletiva, democrática e que cumpre, a cada dia e cada vez mais, suas finalidades institucionais”, disse o presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba de Castro. 

Castro salientou como a OAB-PA incorporou a importância dos espaços democráticos do ponto de vista de gênero e observa em seus quadros a questão das cotas raciais. “Abrigamos, além disso, a jovem advocacia e temos a representatividade da advocacia do interior do estado. Somos uma instituição democrática e que tem um trabalho também em defesa da sociedade civil. É motivo de orgulho também, comemorar neste dia os 34 anos da Constituição Federal”, afirmou Castro.

O presidente avaliou alguns aspectos que serão relevantes nos próximos anos ao comentar suas perspectivas sobre o papel da seccional. “Temos uma missão cada vez maior. Hoje em dia, a nossa sociedade em geral, e a advocacia em particular, passam por muitas transformações. Após esse infeliz período pandêmico que tivemos a tristeza de vivenciar, verificamos uma transformação muito grande no exercício da advocacia. Ela se transformou de uma advocacia artesanal para uma advocacia cada vez mais virtual. Temos o desafio de ajudar a preparar os profissionais para encarar esses desafios futuros. Temos de ajudar a advocacia a ter todos os instrumentos necessários e saber operacionalizá-los para que essa advocacia chamada 4.0 seja bem exercida”, declarou ele.

História

A OAB-PA foi criada pelo Instituto dos Advogados do Pará (IAP), no dia 5 de outubro de 1932, em uma das salas da Faculdade de Direito do Pará, no histórico Casarão do Largo da Trindade, atual sede da seccional. O instrumento legal que a originou foi fundamentado no artigo 68 do Regulamento baixado com o Decreto nº 20.784, de 14 de dezembro de 1931. A sessão de criação da seccional foi presidida por José Carneiro da Gama Malcher.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres