Curso da ESA Nacional com universidade italiana debaterá discurso de ódio, LGPD, inteligência artificial e outros temas
A Escola Superior de Advocacia Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA Nacional) e a Universidade Sapienza realizam entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022 o curso de alta formação “Os Desafios do Constitucionalismo Digital Contemporâneo”, em Roma, na Itália.
O curso, que será realizado de forma presencial, conta com 100 vagas disponíveis e tem a carga horária de 40h. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, participarão do evento, que tem painéis como "A transformação da esfera pública digital: hate speech e democracia" e "Direito ao esquecimento". Haverá, ainda, palestras de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Para Ronnie Preuss Duarte, o curso apresenta o modelo de confronto temático, onde é promovido um
debate jurídico de elevado nível. “Uma oportunidade única de integrar um seleto grupo e participar presencialmente de um curso numa das mais prestigiadas universidades do mundo, debatendo temas de Direito Digital com ministros do STF, do STJ e professores de grande renome mundial”, aponta o diretor-geral da ESA Nacional.
Cerimônia, certificados e visita guiada
A inscrição contempla, além da participação, a cerimônia de encerramento com entrega dos certificados por parte de autoridade acadêmica, a oportunidade para apresentação de artigo, visitas institucionais no período matutino, tradutor durante as aulas para tradução simultânea, coffee-break durante as aulas, entrega de material didático, visita guiada à cidade de Roma e um jantar.
Desde 2003, a Universidade Sapienza de Roma e diversas instituições brasileiras têm promovido eventos e seminários, tanto na Itália como no Brasil, com vistas à alta formação de juristas brasileiros, mantendo a tradição de encontros desenvolvidos segundo uma linha didática unitária, sempre confiada a diversos docentes universitários, magistrados e especialistas que compartilham não apenas seu conhecimento científico, mas também a contribuição de sua experiência profissional sobre temas diversos. A universidade é considera uma das melhores da Itália para estudos clássicos, segundo o site QS World University.
A inscrição é efetivada após o pagamento no valor de €900 euros, por transferência bancária (veja como pagar aqui).
O prazo final para a inscrição e confirmação do pagamento foi prorrogado até 15 de setembro; as inscrições respeitarão a ordem cronológica do preenchimento e pagamento. Para ver a programação completa e saber como pagar pelo curso, clique aqui.