Menu Mobile

Conteúdo da página

“Defendemos a modernização do ensino jurídico”, diz Simonetti

sexta-feira, 6 de maio de 2022 às 19h09

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou na manhã desta sexta-feira (6/5), da solenidade de abertura do Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Direito Ensino Jurídico no Brasil. O evento teve como tema central “Experiências e Desafios na Pós-Modernidade” e foi organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Ao discursar, Simonetti enfatizou a necessidade de defesa permanente da qualidade do ensino.

“Nossa gestão não terá medo de lutar e defender a modernização do ensino jurídico brasileiro, sem dispor de sua qualidade, eficiência e superioridade técnico-científica. É o nosso compromisso”, disse o presidente da OAB.

Simonetti falou também a respeito da construção do diálogo entre as diversas partes interessadas em defesa da educação jurídica. “Precisamos defender uma educação jurídica regulada pela entidade competente para isso. A OAB garantirá o acesso e a permanência dessa discussão em suas trincheiras. A OAB é a casa da advocacia e, seguramente, o espaço em que todos e todas que estão no dia a dia dos cursos de direito em todo o país poderão estar junto conosco para pensarmos juntos e juntas”, afirmou ele.

O presidente da AASP, Mário Luiz Oliveira da Costa, destacou entender ser impossível falar de ensino jurídico sem citar o Exame de Ordem. Ele assinalou a importância da avaliação. “É de suma importância a preservação do Exame de Ordem. Temos de lutar pela manutenção e pelo aprimoramento desta prova como forma de garantir a qualidade do ensino do direito no país. Precisamos cada vez mais repensar o futuro da educação e da advocacia, muito em função dos avanços tecnológicos”, disse Costa.

A presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB, Gina Carla Sarkis Romeiro Machado, manifestou preocupação com a proliferação descontrolada de cursos de direito no Brasil, em especial cursos a distância. “A educação jurídica deve ser melhorada em vários aspectos. São Paulo, onde estamos hoje, é o estado que mais tem cursos jurídicos e isso nos assusta. (No Brasil) são 1.900 cursos, em que nem sempre a qualidade é levada em consideração e isso preocupa muito a OAB”, declarou ela em seu discurso.

Também participaram da solenidade o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Marco Aurélio Choy; o coordenador nacional do Exame de Ordem, Celso Barros Neto; o gerente de Assessoramento às Comissões do Conselho Federal da OAB, Tarcizo Nascimento; o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Frederic Litto; e o CEO do Meu Curso Educacional, Marco Antônio Araújo Júnior.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres