Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional decreta luto de três dias pelo falecimento de Ernando Uchôa Lima

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021 às 11h39

A OAB Nacional manifesta profundo pesar falecimento do Membro Honorário Vitalício (MHV), Ernando Uchôa Lima, nesta segunda-feira (27), aos 89 anos. O Conselho Federal decretou luto oficial de três dias. Uchôa foi o único cearense a presidir a Ordem estando no comando da entidade no período de 1995 a 1998.

Nascido em 1932, o advogado também esteve a frente da OAB Ceará nos triênios de 1989 a 1991 e de 1991 a 1993. Ernando Uchôa Lima teve sua trajetória marcada por uma relevante atuação na seara criminal, magistério e carreira política, tendo exercido o cargo de Senador da República, Secretário de Estado nas pastas de Justiça e Cultura. Era membro da Academia Cearense de Letras e já foi agraciado com as comendas: Medalha Advogado Padrão da OAB-CE, Medalha José de Alencar e Troféu Sereia de Ouro.

“Com muita tristeza e saudade, comunico o falecimento do ilustre e querido amigo Ernando Uchôa Lima. Eterno presidente da OAB, com uma vida de serviços à classe, deixa um exemplo para o Ceará, para o Brasil e para a advocacia brasileira. Decretei luto oficial de três dias”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Humberto Martins, destacou a atuação de Uchôa. "De notável conhecimento jurídico e humanístico, Ernando Uchôa Lima representa uma perda irreparável não só para a advocacia, mas também para todo o sistema de Justiça e para a sociedade brasileira. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será eterno! Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento de luto". 

O Medalha Rui Barbosa, Carlos Roberto de Siqueira Castro, manifestou o seu pesar. “O ilustre e querido amigo MHV Ernando Uchoa Lima foi um grande presidente do CFOAB, muito digno, conciliador, acolhedor e fraterno com todos nós. Deixa um exemplo para o Ceará, para o Brasil e para a advocacia brasileira. Que Deus abençoe sua alma e espírito e proteja sua família”.

A OAB Nacional expressa os mais sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de irreparável perda para a advocacia e para a sociedade brasileira.

Com informações da OAB-CE

 

 

 

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres