Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB participa de inauguração do novo Museu do STF

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 às 19h20

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou da inauguração do Museu do Supremo Tribunal Federal, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (2). Diversas autoridades e ministros da corte participaram do evento que celebra a história do tribunal e da democracia no Brasil. O novo local reúne todo o acervo da corte em um único espaço. Anteriormente, os materiais estavam espalhados em diversos pontos do Supremo Tribunal Federal (STF).

A OAB Nacional é parceira do projeto e terá direito a um espaço para realizar exposições relacionadas à história do Judiciário. O museu foi projetado pelo arquiteto modernista Paulo Mendes da Rocha, falecido em maio deste ano, aos 92 anos. Ele era reconhecido internacionalmente como um dos cinco mestres da arquitetura especializados na área de museus.

O novo espaço é localizado no subsolo do edifício-sede da corte e não afeta nem a estrutura e nem a forma do prédio do tribunal. O local foi redimensionado e renovado, aprimorando as condições de espaço, cor e luz e adaptando áreas já existentes. Além da colaboração da OAB com o STF, a obra do museu contou ainda com o patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e parceria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

“Estamos aqui hoje para inaugurar um espaço de memória do Judiciário, da luta do povo brasileiro por liberdade. Nós, em parceria, agradecemos esse convite sagrado, que honra muito a OAB. Esse museu é o espelho do passado que projeta o nosso futuro. Ele é a afirmação para o nosso povo que o Poder Judiciário e a advocacia estão aqui firmes e fortes em defesa da democracia. A história dos homens e mulheres retratada lá dentro é a história da coragem e da independência. A Ordem tem muito orgulho de ser parceira. Nesse museu, também estão as palavras e a memória de Sobral Pinto, Rui Barbosa, Evandro Lins e Silva, Heleno Fragoso, que não se calaram nos momentos que o Brasil precisava de suas vozes. Viva o Poder Judiciário, viva o Supremo Tribunal Federal, sua memória e seu futuro”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

“Temos hoje a honra e a satisfação de apresentar à sociedade brasileira as novas instalações do Museu do STF. Cuida-se de espaço multifacetado, que abrigará a memória e a narrativa institucional da Suprema Corte, com acervo que remonta ao início do século XIX. A concretização desse projeto não seria possível sem o apoio inestimável de nossos parceiros, a OAB, a AMB e o BRB. Como forma de reconhecimento da importância da magistratura e da advocacia brasileiras para a história institucional do STF, foram cedidos espaços da área do museu para exposições periódicas, destinadas a homenagear a história de ambas as instituições parceiras, bem como celebrar as suas respectivas contribuições para a construção do sistema de justiça de nosso país”, afirmou o presidente do STF, ministro Luiz Fux

A primeira exposição do novo museu - “Supremo Tribunal Federal - Do Solar do Lavradio à Praça dos Três Poderes” - reúne o acervo com documentos históricos, como a ata de instalação da Suprema Corte, de 1891, registros de julgamentos relevantes, fotografias, mobiliário, obras de arte e presentes protocolares. Participaram ainda da cerimônia, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Alexandre de Moraes, do STF; a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do TST; o advogado-geral da União, Bruno Bianco; a presidente da AMB, Renata Gil; e o presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres