Menu Mobile

Conteúdo da página

Comissão debate agenda ESG no contexto da advocacia em evento online

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021 às 17h55

A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Especial de Estudos Permanentes sobre o Compliance, promoveu nesta quarta-feira (1º) o evento virtual "Diálogos sobre ESG". O evento ocorreu em plataforma digital e foi transmitido ao vivo no canal oficial da OAB Nacional no Youtube. ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O tema tem adquirido grande relevância nos últimos anos, embora seu conceito tenha sido estabelecido em 2004.

O presidente da Comissão de Estudos Permanentes sobre Compliance, Yuri Sahione, falou sobre a importância do conceito ESG no contexto corporativo atual. “Quando uma empresa decide por aderir a agenda ESG não está simplesmente fazendo um reposicionamento de marca baseado em práticas antigas pouco vistas e que podem proporcionar mais visibilidade. Ela comunica que faz parte do plano de negócios dela, do seu objeto social, causar impacto para sociedade, para comunidade, ao meio ambiente, fornecedores e aos colaboradores. Isso passa a fazer parte da geração de valor dela”, disse Sahione.

A membra da Comissão de Estudos Permanentes sobre Compliance, Roberta Volpato Hanoff, apontou o papel da OAB na abordagem do assunto. “Me deixa feliz a adesão da OAB a uma agenda que tão importante para a sociedade. Creio que as coisas estão acontecendo como a advocacia gostaria que fossem, com a Ordem assumindo o protagonismo que lhe é inerente numa pauta que é socialmente tão relevante. Provocando o debate, mas acima de tudo estabelecendo pontes. Nos valemos desse protagonismo não para trabalhar sozinhos, mas entendendo que o esforço tem de ser coletivo”, afirmou ela.

Roberta também foi uma das moderadoras da mesa de debates do evento, ao lado da presidente da Comissão de Compliance da Subseção Ipiranga da OAB-SP, Roberta Acras Nali. Participaram como palestrantes a diretora de relações corporativas da Fundação Dom Cabral, Marina Spínola, a diretora de relações institucionais da Rede Brasil Pacto Global da ONU, Helen Pedroso, a gerente de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, Paula Oda, o superintendente geral da Comissão de Valores Mobiliários, Alexandre Pinheiro, e a advogada especialista em compliance, Maria Cecilia Andrade.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres