Menu Mobile

Conteúdo da página

Cegei Talks encerra série de eventos com debate sobre liderança na advocacia

sexta-feira, 19 de novembro de 2021 às 11h50

A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, realizou na noite desta quinta-feira (18) a última rodada do CEGEI Talks, com o tema “Liderança na Advocacia”. O debate foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da OAB no YouTube. Ao longo de todo o ano foram dez talk shows que debateram diversos temas sobre gestão e empreendedorismo para a advocacia. Cada edição disponibiliza um infográfico com os principais pontos debatidos, que serão reunidos em um e-book.

O último encontro virtual da série contou com a participação da antropóloga urbana Mônica Simionato e do consultor e administrador de empresas Carlos Bitinas como convidados. A moderação foi feita pela advogada Cláudia Alves Lopes Bernardino, conselheira federal (AM) e membro da Cegei. A presidente da Cegei, Lara Selem, também participou dos debates.

Na abertura, os palestrantes abordaram temas como gestão e os impactos da pandemia da covid-19 na administração e na liderança na área da advocacia. “Liderar é essencial para quando você quer colocar um projeto em atividade, independentemente do tamanho do projeto e da equipe, é preciso ter foco, valores e projeção”, afirmou Cláudia Bernardino.

Mônica Simionato falou ainda sobre a importância da liderança compartilhada no cenário pós-covid. “As empresas estão aprendendo como lidar com essa nova realidade. A liderança não é um papel só do líder, é algo que precisa engajar a todos na empresa. Mesmo aquelas pessoas que acabaram de entrar na empresa ou no escritório de advocacia, é importante que elas também contribuam nesse aspecto da liderança”, avaliou a antropóloga urbana.

Já Carlos Bitinas destacou a necessidade de adaptação dos líderes diante das mudanças na sociedade e no cotidiano das empresas. “Tenho a convicção de que se aprende a ser líder. Primeiro lideramos a si mesmos, para depois liderarmos os outros. As empresas estão sempre se adaptando, como no caso das questões impostas pela pandemia. Houve, por exemplo, a quebra de um paradigma antigo, de que a liderança era algo sempre muito próximo, mas a agora a distância entre o líder e os liderados é diferente, a comunicação é diferente, ganha um outro ritmo”, afirmou o consultor e administrador de empresas.

A presidente da CEGEI, Lara Selem, fez ainda um balanço do evento realizado ao longo de 2021, destacando os temas abordados no período, como planejamento estratégico, gestão de pequenos e médios escritórios, controladoria jurídica, precificação, liderança, entre outros. “Cada vez mais a advocacia é menos individual e mais coletiva. Precisamos de lideranças conscientes sobre o que querem atingir e que saibam ainda como manejar as pessoas. Quero aqui fazer um agradecimento público aos membros da nossa comissão, mais de 50 pessoas, todos muito parceiros e muito dedicados nessa missão de trazer para a advocacia um outro olhar”, disse.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres