Menu Mobile

Conteúdo da página

VIII Conferência de Direitos Humanos termina com análise sobre democracia e liberdade

quarta-feira, 15 de setembro de 2021 às 21h55

A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Nacional de Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR, realizou na noite desta quarta-feira (15) a cerimônia de encerramento da VIII Conferência Internacional de Direitos Humanos. O professor e Diretor da Escola de Direito da FGV-SP, Oscar Vilhena, proferiu a Conferência Magna de encerramento com o tema “Democracia e Liberdade – Ameaças E Riscos No Brasil”. A VIII Conferência Internacional de Direitos Humanos teve mais de 5.100 inscritos de todos os estados brasileiros.

“O encerramento desta conferência não poderia cair num dia mais especial. Hoje é o Dia Internacional da Democracia, conforme o calendário da ONU. Ocorrer ainda num momento tão contundente para a história política brasileira. Não poderíamos ter uma oportunidade melhor para discutir a confluência entre a discussão sobre a democracia e a liberdade”, disse Vilhena. A mesa de encerramento teve as presenças também da vice-presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter, que representou o presidente seccional Cassio Lisandro Telles, e o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Everaldo Patriota.

“Foi uma honra imensa para a OAB-PR, ao lado da OAB Nacional, ter sediado esta conferência, ainda que de maneira virtual. Sobretudo neste momento necessário, importante e oportuno para o debate dos direitos humanos no nosso Estado Democrático de Direito. Desde a abertura desta conferência, os diálogos aqui realizados foram essenciais. Iniciamos a partir de uma homenagem belíssima a Esperança Garcia, mulher, negra, a primeira advogada da história do nosso país. Com sua simplicidade e sua garra, ela deu inicio àquilo que seria a luta incansável da advocacia”, disse Marilena.

Patriota chamou a atenção para o número de participantes da VIII Conferência Internacional de Direitos Humanos, em especial para a participação dominante das mulheres. No total, 3189 inscritas para participar do evento, o que representa 63% da audiência inscrita. “A hora é das mulheres. Foram quase 90 anos para a paridade de gênero e agora elas dão a resposta na VIII Conferência com uma presença esmagadora. É muito importante que a mulher assuma porque ela tem o papel de educar, de multiplicar, tem essa sensibilidade que é inata ao gênero, para que a gente faça uma revolução de educação e direitos humanos”, afirmou ele. “Os direitos humanos não são progressistas ou conservadores, eles são uma construção civilizatória”, acrescentou o presidente da comissão.

Ao longo de três dias, a VIII Conferência Internacional de Direitos Humanos reuniu dezenas de especialistas, estudiosos e militantes que debateram diversos temas ligados aos direitos humanos. Além dos 5.100 inscritos, o evento atraiu a atenção de incontável público que acompanhou as palestras por meio do canal oficial da OAB no Youtube.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres