Menu Mobile

Conteúdo da página

Pleno tem ato de desagravo em favor de advogadas agredidas em redes sociais

terça-feira, 29 de junho de 2021 às 18h47

O Conselho Pleno realizou na manhã desta terça-feira (30) ato de desagravo em favor das advogadas Cláudia Paranaguá de Carvalho Drumond e Isabella Nogueira Paranaguá de Carvalho Drumond. Elas foram vítimas de ofensas em suas redes sociais após sofrerem a violação de suas prerrogativas profissionais. A proposta de realização do desagravo foi apresentada pela presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Silvia Cerqueira.

“A desigualdade de gênero é elemento estrutural e estruturante de nossa sociedade e, em razão dela, as mulheres são vítimas de violência exclusivamente por serem mulheres”, diz o documento. “A Ordem não irá se omitir diante de um cenário que autoriza que a condição de gênero seja utilizada de forma discriminatória. Temos consciência de que a preocupação com a igualdade de gênero está intrinsicamente ligada à consolidação de uma sociedade mais justa, fraterna e humana. Por isso, é nosso papel lutar incansavelmente para que as mulheres sejam respeitadas em sua integralidade”, acrescenta a nota, que foi lida durante a sessão do Conselho Pleno pelo vice-presidente da OAB Nacional Luiz Viana.

Os insultos dos quais as duas advogadas foram vítimas ocorreram nos dias 13 e 14 de fevereiro e tiveram caráter pessoal. O agressor declarou que as advogadas estariam na lista de fazedoras de “crianças tristes” e afirmou, ainda, que Cláudia “pagaria por sua atuação profissional em uma demanda familiar”. “Manifestando, assim, uma postura misógina que coaduna com o desrespeito enfrentado por todas as mulheres advogadas no exercício de sua profissão”, apontou a nota de desagravo.

Confira a íntegra da nota de desagravo público

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres