Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Pleno da OAB presta homenagem a Mário Sérgio Duarte Garcia

quinta-feira, 17 de junho de 2021 às 12h10

O Conselho Pleno da OAB Nacional realizou, na sessão extraordinária desta quinta-feira (17), uma homenagem póstuma ao membro honorário vitalício Mário Sérgio Duarte Garcia, que faleceu no último dia 9 de abril. Garcia presidiu a OAB Nacional de 1983 a 1985 e teve como marca a luta pela instituição das eleições diretas no Brasil, tento liderado o Comitê Suprapartidário que conduziu a Campanha pelas Diretas Já, um dos movimentos populares mais amplos que o País registra em sua história política.

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, lembrou que Mário Sérgio foi exemplo de militância e luta pela democracia. “É um momento muito simbólico. É de pesar e tristeza por marcar a despedida de um dos maiores quadros de toda a história da OAB, mas também de um sentimento de dever, encontro e gratidão, que foram sensações que ele sempre causou em nós. Que seu exemplo de coragem sirva de norte pra todos nós, para aqueles que se intimidam e se acovardam diante do arbítrio, ou que se omitem diante dos gestos e atos que tendem a romper a democracia”, disse.

Veja o discurso completo de Felipe Santa Cruz

O filho de Mário Sérgio, Mário Barros Duarte Garcia, agradeceu à OAB pela homenagem em nome da família. “Minhas palavras são de gratidão e agradecimento. Meu pai com certeza está orgulhoso da conduta que vem sendo adotada por esta casa em continuidade à sua história de defesa dos institutos mais caros da democracia. Ele foi, como o próprio dizia, um homem realizado. Teve três grandes paixões: família, amigos e advocacia. Legou-nos o ideal da democracia e de conduta moral irretocável, da luta por ideais e, acima de tudo, pelo Estado Democrático de Direito”, recordou.

O membro honorário vitalício da OAB Nacional e proponente da homenagem, Reginaldo Oscar de Castro, ressaltou a paixão de Mário Sérgio pela OAB e pela advocacia. “Hoje o combate às formas de ruptura da democracia está em um nível muito mais baixo do que naquela quadra onde ele militou, mesmo que tenhamos agora perdido quase quinhentas mil vidas numa guerra de irresponsabilidades. A Ordem teve grandes presidentes e não resta qualquer dúvida de que Mário Sérgio está na galeria dos melhores”, apontou Castro.    

Durante a sessão de homenagem, foi exibido o vídeo “Mário Sérgio Duarte Garcia – A Voz das Diretas”, com depoimentos de vários advogados e do próprio homenageado sobre o papel de destaque do advogado na luta pela redemocratização do processo eleitoral brasileiro.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres