Menu Mobile

Conteúdo da página

Nota de pesar: Bóris Trindade

sábado, 5 de junho de 2021 às 20h06

A OAB Nacional manifesta profundo pesar pelo falecimento, neste sábado (5), do advogado Bóris Trindade, uma referência para a advocacia pernambucana, principalmente para que trabalham na área criminal. Bóris Trindade foi atuante na defensa dos direitos humanos e na luta pela redemocratização do Brasil na época do regime militar.

Em 2014, a OAB Nacional, sob o lema “Para não repetir”, realizou ato público para homenagear os advogados que se destacaram na defesa de presos políticos perseguidos pelo regime de exceção, por ensejo dos 50 anos do golpe de 1964. A lista dos homenageados foi indicada pelas seccionais da OAB.

 Entre os agraciados, no âmbito nacional, in memoriam, figuraram os advogados pernambucanos Antônio de Brito Alves, Paulo de Figueiredo Cavalcanti, Fernando Tasso de Souza Júnior, José Rabelo de Vasconcelos e Mércia de Albuquerque Ferreira, além de dois ícones da advocacia pernambucana Bóris Trindade e Roque de Brito Alves.

Bóris Trindade graduou-se em Direito em 1960 pela Universidade Federal de Pernambuco e desde então se dedicou exclusivamente à advocacia penal. Foi responsável pelos primeiros habeas corpus no Superior Tribunal Militar, quando defendeu o ex-deputado Francisco Julião, das Ligas Camponesas e os secretários do governador Miguel Arraes, além do ex-deputado federal José Jofily, sendo citado em diversos livros e em documentário sobre o tema. A partir daí, defendeu outros perseguidos políticos perante a Justiça Militar, especialmente membros de organizações de esquerda da região Nordeste do país. Em 2011, foi homenageado pela OAB-PE com a medalha “Joaquim Amazonas”, por seus cinquenta anos ininterruptos de exercício da advocacia, sem qualquer mácula.

A OAB Nacional expressa os mais sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de irreparável perda para a advocacia e para a sociedade brasileira.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres