Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB entra para o Guinness World Records por realizar o maior congresso virtual da área jurídica em uma semana

quarta-feira, 26 de maio de 2021 às 20h20

A OAB Nacional e a Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) receberam, nesta quarta-feira (26), a titulação do Guinness World Records (Livro dos Recordes) em reconhecimento à realização do “I Congresso Digital Nacional da OAB - Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia de Covid-19” como o maior congresso virtual da área jurídica realizado no período de uma semana. A cerimônia certificadora foi transmitida pelo canal da ESA Nacional no YouTube.

O secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, representou o presidente Felipe Santa Cruz na solenidade. “Ao longo de uma semana de evento, entre 27 e 31 de julho de 2020, foram realizados mais de 160 painéis, com mais de 700 palestrantes. E isso só foi possível pelo compromisso institucional da OAB com a democratização de discussões sobre temas centrais em nossos tempos. Tivemos oportunidade de debater e testar saídas paras as crises sanitária, ambiental e social, cujas consequências têm impacto direto no mundo jurídico.  A vida humana precisa ser a matéria-prima na elaboração de qualquer legislação”, apontou Simonetti.

O diretor-geral da ESA Nacional e coordenador-executivo do congresso, Ronnie Preuss Duarte, definiu o reconhecimento do Guinness como histórico. “É um momento de grande júbilo e alegria. O Livro dos Recordes atesta a quantidade e eu tenho certeza de que a advocacia brasileira consagra a qualidade dos debates travados. Particularmente, o que me toca é o espírito de entrega e todas as realizações dadas à advocacia”, resumiu.

A adjudicadora oficial do Guinness World Records, Raquel Assis, afirmou que “o congresso inspirou a cada um dos participantes a analisar e refletir sobre a conjuntura atual, observando como se dá e dará o impacto do momento que vivemos no mundo jurídico e na sociedade. Foi um acontecimento que rompeu limites e levou informação ao mundo”, disse.

Também compuseram a mesa de abertura presencial o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha e os membros da coordenação executiva do congresso Rafael Pontes de Miranda Alves, Rafael Lara Martins, Luciana Neves Gluck Paul e Delmiro Dantas Campos Neto. De modo virtual, também formaram a mesa de honra a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernanda Marinela; o vice-diretor da ESA Nacional, Luis Cláudio Alves Pereira; o presidente da OAB Editora, José Roberto Castro Neves; e o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.

Realizado em julho de 2020, o I Congresso Digital Nacional da OAB teve mais de 115 mil inscritos. Ao longo de uma semana de evento, foram realizados mais de 160 painéis, com mais de 700 palestrantes participando das discussões, todos de forma voluntária, e com transmissão em tempo real dos debates em seis salas virtuais simultaneamente.

O congresso reuniu advogados, magistrados, ministros, jornalistas, especialistas e acadêmicos, em busca de respostas para o mundo pós-pandemia, debatendo as alterações nas atividades profissionais, no mundo jurídico, no meio ambiente, negócios e novas tecnologias.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres