Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB promove lançamento de livro sobre medidas para o enfrentamento da violência contra a mulher

terça-feira, 23 de março de 2021 às 18h12

A OAB Nacional e a OAB Editora realizaram, nesta terça-feira (23), o lançamento oficial do livro Rupturas e Recomeços - Percepções de Mulheres sobre medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha na cidade de São Gabriel – Bahia”, da advogada Leonellea Pereira. O evento foi transmitido ao vivo no canal da OAB Nacional no YouTube.

A obra é resultado de pesquisa acadêmica da advogada sobre processos que envolvem situações de violência doméstica e familiar, especialmente no que diz respeito à concessão das medidas protetivas de urgência da Lei nº 11.340/2006. O livro trata sobre os efeitos práticos das medidas protetivas e busca entender as dinâmicas em torno desta decisão judicial, o que foi possibilitado pela realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando o método da entrevista em profundidade, aliado a um breve exercício cartográfico na pesquisa de campo.

A advogada Leonellea Pereira, autora da publicação, destacou que a obra é importante por retratar uma realidade do interior do país, diante de todas as dificuldades para o enfrentamento da violência contra a mulher. “A advocacia me levou para a defesa das mulheres e para o enfrentamento da violência doméstica. Essa experiência surgiu quando comecei advogar e eu percebi que precisava aprofundar o tema. Agradeço o apoio dos colegas da subseção de Irecê e também do Conselho Federal nessa jornada”, afirmou a autora do livro.

A publicação traçou ainda um perfil socioeconômico das mulheres entrevistadas, e a partir das suas falas, analisou as possibilidades de proteção e acompanhamento das mulheres em situação de violência e as alternativas ao alcance da realidade do município que possam melhorar o acesso à justiça dessas mulheres.

Participaram da cerimônia de lançamento o vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana, a presidente da Comissão Nacional de Mulher Advogada, Daniela Borges, e a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres