Menu Mobile

Conteúdo da página

Nota de pesar: Zeno Augusto Bastos Veloso

sexta-feira, 19 de março de 2021 às 11h59

A OAB Nacional manifesta profundo pesar pelo falecimento do advogado Zeno Augusto Bastos Veloso, na noite desta quinta-feira (18), vítima de complicações da covid-19.

Zeno Veloso fez graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde lecionou e recebeu o título de “notório saber”. Também foi professor na UNAMA, onde lhe foi conferido o título de doutor honoris causa. Seu extenso currículo conta com o tabelionato do 1º Ofício de Notas de Belém por mais de 50 anos.

Como deputado estadual, foi relator geral da Assembleia Constituinte do Pará. Além de participar da elaboração da Constituição do Pará, também contribuiu para construção da Constituição do Amapá. Foi assessor da 2ª vice-presidência da Assembleia Nacional Constituinte. Integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do Código Civil de 2002 e também foi secretário de Justiça do Pará.

Membro do Instituto dos Advogados do Pará, o advogado foi membro fundador do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e da Academia Paraense de Letras. Recebeu inúmeras comendas e premiações e em 2020 foi homenageado com a medalha Daniel Coelho de Souza pela OAB-PA.

“Zeno Veloso era um jurista completo, discorria sobre os mais diversos assuntos com domínio, e assim alcançou renome nacional e internacional. Suas lições, não apenas no direito como na vida, registradas em palestras, livros e artigos publicados, permanecerão como registro de sua passagem, mas principalmente ficam marcadas de forma indelével pelo bom humor e alegria que sempre lhe acompanharam e ainda pelo humanismo, generosidade e fé na luta por um mundo mais justo e fraterno”, relatou Bruno Coelho de Souza, presidente do Instituto dos Advogados do Pará.

Nesse momento de consternação, o Conselho Federal se une à OAB Pará e presta sua solidariedade aos familiares e amigos.

com informações do Instituto dos Advogados do Pará 

 

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres