Menu Mobile

Conteúdo da página

Santa Cruz recebe o Manifesto Vida Acima de Tudo

terça-feira, 9 de março de 2021 às 17h16

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, recebeu virtualmente, nesta terça-feira (9), o Manifesto Vida Acima de Tudo que conclama por atenção à vida e para que o Estado brasileiro assuma de modo responsável a gestão da crise instaurada com a pandemia da covid-19. A Carta Aberta à Humanidade, que integra o documento, conta atualmente com mais de 100 mil assinaturas.

Santa Cruz recebeu o documento e disse que irá encaminhar para apreciação do Conselho Pleno da OAB Nacional. “Estamos em batalha por sobrevivência física dos nossos irmãos brasileiros, mas também da nossa democracia. Estou entre aqueles que entendem que o cenário envolve crimes e violações internacionais da nossa política sanitária e de defesa dos direitos humanos. Recebo o manifesto e o levarei na sequência ao nosso Conselho Pleno. A quem interessa esse caos senão aqueles que servem à agenda da morte, à ruptura do sistema democrático e à luta contra a vida?”, indagou o presidente.

O bispo Dom Mauro Morelli fez a entrega simbólica do manifesto a Santa Cruz. “Estamos falando exatamente o que discutimos na 19ª conferência da OAB, realizada em Florianópolis, em setembro de 1985. Queremos uma República em que o poder esteja a serviço da cidadania, sem exclusão, sem preconceitos. Somos capazes de caminhar em um sadio e harmonioso pluralismo, comprometidos em resgatar a esperança. O poder é um serviço, e não um meio de ganhar a vida. Queremos, através dessa entrega ao senhor, apresentar esse documento ao coração da advocacia”, disse.

A advogada Carol Proner fez considerações acerca dos aspectos jurídicos da luta a favor do combate à pandemia, inclusive com ações instauradas no exterior. “A Carta à Humanidade é um desabafo importante e que em nenhum momento comete irresponsabilidades. Pelo contrário, alerta para as que são e foram cometidas até aqui, e que levamos ao Tribunal Penal Internacional”, resumiu.

Em seguida falou o cientista Miguel Nicolelis, que integrou o Consórcio Nordeste de combate à Pandemia. “O Brasil hoje se transformou no maior laboratório a céu aberto do vírus, onde ele se varia e se transmuta em variáveis mais perigosas e letais. Essa é, sem dúvidas, a maior crise sanitária da história brasileira. Se não tivermos um manejo correto dessa pandemia – e acredito que o governo não quer e não tem condições – e um lockdown nacional, poderemos ter o dobro de vidas perdidas até o fim do ano, com mais de 3 mil mortes por dia até o fim de março”, alertou.

Veja, abaixo, a íntegra do manifesto:

 

MANIFESTO VIDA ACIMA DE TUDO

CARTA ABERTA À HUMANIDADE

 

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança.” Hannah Arendt

O Brasil grita por socorro.

Brasileiras e brasileiros comprometidos com a vida estão reféns do genocida Jair Bolsonaro, que ocupa a presidência do Brasil junto a uma gangue de fanáticos movidos pela irracionalidade fascista.

Esse homem sem humanidade nega a ciência, a vida, a proteção ao meio ambiente e a compaixão. O ódio ao outro é sua razão no exercício do poder.

O Brasil hoje sofre com o intencional colapso do sistema de saúde. O descaso com a vacinação e com as medidas básicas de prevenção, o estímulo à aglomeração e à quebra do confinamento, aliados à total ausência de uma política sanitária, criam o ambiente ideal para novas mutações do vírus e colocam em risco os países vizinhos e toda a humanidade. Assistimos horrorizados ao extermínio sistemático de nossa população, sobretudo dos pobres, quilombolas e indígenas.

O monstruoso governo genocida de Bolsonaro deixou de ser apenas uma ameaça para o Brasil para se tornar uma ameaça global.

Apelamos às instâncias nacionais – STF, OAB, Congresso Nacional, CNBB – e às Nações Unidas. Pedimos urgência ao Tribunal Penal Internacional (TPI) na condenação da política genocida desse governo que ameaça a civilização.

Vida acima de tudo.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres