Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB promove talk show sobre planejamento estratégico e inovação para advocacia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 às 09h13

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação (CEGEI), realizou um evento virtual, nesta quinta-feira (18), para apresentar ações e debater temas de gestão e inovação para a advocacia. O talk show “CEGEI Talks - Planejamento Estratégico para advogados” foi o primeiro de uma série de 10 eventos que serão realizados ao longo de todo o ano de 2021.

O encontro virtual contou com a participação de Robson Vitorino e Fernanda Martorelli, e teve como moderadora a presidente da CEGEI, Lara Selem. Foram abordados temas sobre planejamento estratégico, análise de riscos e execução. Lara Selem explicou que o objetivo da série de talk shows é colaborar e oferecer ferramentas de gestão e inovação para a advocacia.

“Iremos convidar profissionais do mercado jurídico para falar dos temas mais importantes do momento. O objetivo é trazer e compartilhar experiências. A cada episódio teremos um infográfico, ao final, com todas as informações importantes para que quem estiver assistindo possa consultar o material. Depois de todos os eventos vamos montar um e-book com esse material, colaborando para erguer cada vez mais o nível de profissionalismo e as condições de competitividade da advocacia”, afirmou Lara Selem.

Robson Vitorino, que é uma referência quando se aborda gestão jurídica no Brasil, falou sobre a importância do planejamento estratégico principalmente para a jovem advocacia e aqueles que estão iniciando as atividades profissionais em escritórios. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria, tendo colaborado com mais de 350 escritórios de advocacia em todo o país, Vitorino chamou a atenção para o problema de ansiedade que aflige os mais jovens.

“Planejamento vai passar pela compreensão de qual é o papel do advogado dentro das estruturas dos escritórios. Nós podemos perceber uma ansiedade nos jovens sobre como fazer as coisas e isso acaba comprometendo depois aspectos como dedicação, tempo e qualidade nas atividades. O planejamento precisa estar formalizado, precisa ser visto. Planejamento estratégico não é adivinhar o futuro, mas sim uma análise de tendências, uma mensuração de quais riscos os advogados e os escritórios querem correr”, disse Vitorino.

Já Fernanda Martorelli abordou a importância da execução do que foi planejado. Especialista em Planejamento de Escritório de Advocacia pela FGV Law, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e LLM pela Suffolk University Law School em Boston (EUA), Martorelli disse que não é possível fazer apenas um planejamento e depois não manter o acompanhamento das atividades.

“Planejamento é o ato de planejar, mas também de executar. Por isso, criamos indicadores e metas para ir acompanhando o planejamento ao longo do ano. O ideal é que você consiga executar e se lembrar do planejamento o tempo inteiro. Sei que acabamos engolidos pelo dia a dia, pelas operações e pelos atendimentos aos clientes e acabamos deixando o planejamento um pouco de lado, mas para isso utilizamos as ferramentas que nos ajudam a acompanhar essa execução e a lidar com as adversidades que surgem”, avaliou Martorelli.

O talk show foi transmitido pelo canal da OAB Nacional no YouTube. O vídeo pode ser acessado aqui.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres