Menu Mobile

Conteúdo da página

Coordenação das Relações Brasil-China da OAB é parceira de exposição sobre o Ano Novo chinês

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021 às 18h30

A OAB Nacional, através da sua Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC), é uma das entidades parceiras da Exposição Multimídia “Ano Novo Chinês – 2021, O Ano do Boi de Metal”, que está sediada no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, até o dia 26 de fevereiro. A ação é uma iniciativa do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) e de diversas entidades parceiras.

A exposição valoriza as festividades mais importantes do calendário chinês e uma das mais antigas celebrações do mundo. Um telão, instalado na Câmara, apresenta o conteúdo audiovisual temático da mostra, produzido pela Embaixada da China no Brasil, pelos Consulados da China em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, e pela Associação Chinesa do Brasil, em coprodução com o Ibrachina.

No calendário lunar chinês, o ano novo de 4719 - 2021 no calendário gregoriano - começou em 12 de fevereiro, e as festividades se estendem por duas semanas. Thomas Law, presidente do Ibrachina e da CNRBC, explica que “segundo a tradição, cada ano do zodíaco chinês, além do animal, também é definido por um dos cinco elementos da natureza. O boi representa a ordem, disciplina e adaptação enquanto o metal trabalho árduo e prosperidade. Sendo assim, o Boi de Metal remete a um tempo de prosperidade, trabalho e superação”, afirma.

A mostra na Câmara é um sinal de proximidade do Brasil com a China, principal parceira comercial do Brasil há 12 anos consecutivos. A exposição multimídia e o selo postal sob o mesmo tema, que foi lançado em parceria com os Correios, são fortes iniciativas no âmbito das diplomacias dos dois países. A ação ocorre ainda em parceria com as Frentes do Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX), da Agropecuária (FPA), do Cooperativismo (FrenCOOP), do Café, das relações Brasil/China; e do BRICS; e ainda o Grupo Parlamentar Brasil/China, do Senado Federal.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres