Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-RJ participa de campanha “Justiça para os Inocentes”

quinta-feira, 29 de outubro de 2020 às 20h18

A fragilidade do uso pela Justiça de reconhecimentos por fotografias como prova única para condenar réus é o mote de uma campanha da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, em conjunto com o coletivo de artistas 342Artes e a Mídia Ninja. Intitulada “Justiça para os Inocentes”, a iniciativa denuncia o racismo estrutural no Judiciário ao afirmar que 70% dos acusados injustamente por falhas no reconhecimento fotográfico são negros.

O objetivo é estabelecer um diálogo propositivo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Polícia Civil, o Ministério Público e a Defensoria Pública para que sejam criados protocolos e recomendações que superem os problemas decorrentes dos reconhecimentos de pessoas no âmbito da investigação criminal e da justiça criminal.

O lançamento da ação será na quinta-feira, dia 29, às 21h, em uma live de Caetano Veloso com o juiz André Nicolitt transmitida pelo perfil do cantor no Instagram (@caetanoveloso). O encontro poderá ser visto também no YouTube da Midia Ninja - Canal Midia Ninja Oficial.

Durante quatro semanas, serão apresentados vídeos sobre os casos de jovens, em sua maioria negros, que estão presos ou sendo processados, apesar de sua inocência, a partir de reconhecimento fotográfico. Anitta, Caetano Veloso, Emicida e Glória Pires são os narradores.

 

Com informações da OAB-RJ

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres