Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional assina termo para a retomada de construção da subseção da OAB Cacoal (RO)

sexta-feira, 9 de outubro de 2020 às 09h30

A OAB Nacional autorizou a retomada da construção da sede da subseção da OAB em Cacoal, no estado de Rondônia. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (6) e contou com a presença do diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, além do presidente da OAB-RO, Elton Assis; do presidente da subseção de Cacoal, Diógenes Nunes de Almeida Neto; e do representante da construtora Aripuana, Antônio Bisconsin.

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, destacou a importância da nova estrutura. “A assinatura deste termo mostra que a OAB não está somente na sede do Conselho Federal, em Brasília. O trabalho das seccionais e das subseções é importantíssimo, é onde se exerce a advocacia militante. Nos enche de satisfação poder oferecer às advogadas e aos advogados de Cacoal e região uma sede pra chamar de sua, mais uma casa da advocacia, com instalações à altura do que necessita a advocacia da cidade e a comunidade de Cacoal”, afirmou. 

Para o ex-presidente da OAB-RO – que dirigia a seccional no início das obras – e conselheiro federal, Andrey Cavalcante, a obra beneficiará cerca de 45% da advocacia do estado. “Cacoal fica no centro de Rondônia, onde passam advogados de Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná, entre outras localidades. É um terreno que a minha gestão recebeu do Executivo municipal por doação, com uma cláusula de reversão ao poder público caso a obra não seja concluída. Tanto a diretoria atual da OAB Nacional quanto da OAB-RO honraram o compromisso e a construção será retomada para entregar à advocacia da região uma sede moderna e acolhedora”, disse Cavalcante.

A nova sede – desejo antigo reivindicado pela advocacia de Cacoal e região – terá mobiliário padronizado, um auditório, uma sala de apoio com equipamentos de ponta e espaço humanizado. A previsão da conclusão, de acordo com a construtora, é de seis meses. “A OAB Nacional investiu nas seccionais para ajudar a advocacia naquela que foi a maior distribuição de recursos da história da entidade, graças a muitas renegociações e controle administrativo”, apontou o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha.

O presidente da OAB-RO, Elton Assis, lembrou o momento de lançamento da pedra fundamental. “Fizemos um compromisso com todos os advogados de Cacoal de entregar essa sede, e em pouco tempo faremos uma grande inauguração. O momento de maior orgulho que a OAB tem é de propiciar ao advogado meios para ele exercer seu mister com a dignidade e à altura dessa nossa profissão”, comemorou.

O presidente da subseção, Diógenes Nunes de Almeida, ressaltou que uma das primeiras cidades a ter faculdade de Direito no espaço compreendido da região central de Rondônia até o cone sul do estado foi Cacoal. “Essa obra serve não só à advocacia, mas à população do município. Grandes conquistas vêm acompanhadas de grandes lutas”.

Também estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente da seccional e diretora-geral da ESA-RO, Solange Aparecida; o secretário-geral, Márcio Nogueira; a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa; o diretor tesoureiro, Fernando Maia; o presidente da CAA-RO, Elton Fülber; os conselheiros federais Alex Sarkis, Veralice Veris (presença online) e Alessandro Uchôa de Brito (AP); a ex-presidente da subseção e conselheira seccional, Julinda da Silva; os conselheiros seccionais Vanderlei Loos e João Francisco Pinheiro de Oliveira; a vice-presidente da subseção de Cacoal, Gloria Chris Gordon; a secretária-geral, Ana Paula de Lima Fank; o secretário-geral adjunto, Leonardo Fabris Souza; e a tesoureira, Jaquelize Aparecida Gonçalves Rodrigues; além de membros de comissões da subseção e da deputada federal Jaqueline Cassol.

Com informações da OAB-RO



Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres