Menu Mobile

Conteúdo da página

Secretários gerais-adjuntos realizam encontro que discutiu aperfeiçoamento do sistema OAB

terça-feira, 11 de agosto de 2020 às 14h59

A OAB realizou na noite desta segunda-feira (10) o I Encontro de Secretários-Gerais Adjuntos e de Secretárias-Gerais Adjuntas das Seccionais da OAB. O encontro reuniu secretários adjuntos de 23 seccionais e teve pauta abrangente com a oportunidade de discussão ampla e inclusiva. O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, apontou que os temas abordados na reunião têm impactos importantes no cotidiano das seccionais e potencial para transformação positiva do sistema OAB.

"O encontro realizado nesta noite foi extremamente gratificante, na medida em que, além da alegria de reencontrar secretários e secretárias gerais-adjuntos das seccionais, foi possível debater temas de gestão altamente relevantes e complexos, mas necessários para o aperfeiçoamento do sistema, com destaque para a flexibilização das regras de publicidade, aprimoramento dos instrumentos de fiscalização, dentre outros", disse Raghiant Neto.

O debate entre os secretários gerais-adjuntos abordou a implantação do SGD (Sistema de Gestão Documental) nas seccionais e possibilidade de utilização de sistema único por todas as OAB; digitalização e tramitação eletrônica dos processos no âmbito das seccionais; implantação de sistema de “voto provisório” nas sessões dos  órga~os colegiados; criação de uma ferramenta para que as OAB possam remeter seus ofícios; uma Coordenação Nacional de Fiscalização; a publicidade na advocacia e a possível instituição de Cadastro Nacional Unificado.

A secretária geral-adjunta da OAB-PI, Nara Leticia, destacou a oportunidade de construção coletiva de soluções para aperfeiçoar o sistema OAB. "Saio da reunião muito satisfeita pela qualidade dos debates, pela demonstração de preocupação dos secretários com a advocacia e principalmente por podermos buscar juntos soluções para os problemas que enfrentamos no desempenho de nossas funções no sistema OAB. Além disso, saímos com diversas recomendações que com certeza trarão grandes benefícios aos advogados, como as discussões sobre a publicidade na advocacia, tema este que muito me angustia e que precisa de adequações", declarou ela.

A secretária geral-adjunta da OAB-RN, Milena Gama, enfatizou a chance que a reunião proporcionou para o intercâmbio sobre problemas e soluções de todas as regiões do país. “Conhecendo da realidade de cada seccional podemos pensar nas melhorias a serem adotadas. Foram apresentadas proposições de grandes relevâncias.  O encontro foi de suma importância, pois teve o intuito de, não só promover o engajamento entre as seccionais, mas também trazer contribuições para as melhorias dos trâmites dos processos administrativos e, consequentemente, o aperfeiçoamento na gestão institucional”, afirmou Milena.

Além de Raghiant Neto, Nara e Milena, participaram da reunião Gilliard Nobre Rocha (AC), Cláudia Lopes Medeiros (AL), Mauro Dias da Silveira Junior (AP), Mauricio Silva Leahy (BA), David Sombra Peixoto (CE), Andrea Saboia de Arruda (DF), Delzira Santos Menezes (GO), Valéria Cristina Regino Ferreira (MA), Fernando Augusto Vieira de Figueiredo (MT), Eclair S. Nantes Vieira (MS), Valquiria Valadao (MG), Antonio Candido Barra Monteiro de Britto (PA), Anna Caroline Lopes Correia Lima (PB), Christhyanne Regina Bortolotto (PR), Ivo Tino do Amaral Junior (PE), Aline Silva Corrêa (RO), Fabiana Azevedo da Cunha Barth (RS), Luciane Regina Mortari Zechini (SC), Andrea Leite de Souza (SE), Margarete de Cassia Lopes (SP) e Fernando Palma Pimenta Furlan (TO).

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres