Menu Mobile

Conteúdo da página

Processos judiciais e contratos são temas de painéis do congresso digital da OAB

terça-feira, 28 de julho de 2020 às 21h30

O painel “O Impacto da Pandemia nos Processos” trouxe a discussão sobre as mudanças de paradigmas no trabalho e a importância da adaptabilidade do sistema judiciário ocasionadas pela covid-19. O debate foi realizado nesta terça-feira (28), durante o segundo dia do I Congresso Digital Nacional da OAB.

“Ao criar uma estrutura normativa que permite flexibilidade consensual do processo, facilita-se a construção de soluções para os problemas que a pandemia tem causado nos milhões de processos pendentes no Brasil”, disse Fredie Didier, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para ele, a flexibilidade é fundamental para que se possa ter soluções criativas em tempos de crise.

Dentre os aspectos de adaptação, o ponto mais frisado foi a ampliação do emprego da tecnologia nos processos em várias formas, desde a superação documental e comunicação processual até o uso de inteligência artificial para facilitar o processo de tomada de decisões. Para os palestrantes, é provável que essa mudança persista pós pandemia. “Ou nos adaptamos a esses recursos e passamos a fazer uso contínuo e eficiente deles, ou não conseguiremos trabalhar”, pontuou o professor do Instituto Brasiliense de Direito Público, Luiz Rodrigues Wambier.

Justiça do Trabalho

Até a primeira quinzena de junho, 32,6% das empresas encerraram suas atividades temporária ou definitivamente no Brasil por causa do coronavírus. Só no último trimestre, cerca de 1,5 milhão de pessoas perderam seus empregos. Esses foram alguns dados apresentados no painel “Impactos da covid-19 no mundo do Direito e do processo do Trabalho”, que tratou das medidas tomadas pelo Governo Federal durante o período de pandemia tais como a redução de salário, suspensão temporária dos contratos e trabalho remoto. 

Para o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Belomonte, a flexibilização dos contratos é necessária nesse momento até que se possa estabelecer novas condições de pagamento. “Eu penso que é preciso flexibilizar a coisa julgada, não para mudar seu valor, mas sim para suspender a execução ou estabelecer novas condições do pagamento em relação ao valor anteriormente ajustado. São vários os dispositivos com base na imprevisão que dão suporte a essa decisão”, apontou.

Revisão de contratos

O painel “Obrigações e Revisão dos Contratos na pandemia”, tratou de temas de direito contratual e os problemas gerados pela crise sanitária, com descumprimento ou suspensão de contratos nesse período. O debate contou com a moderação de Roberto Antônio Busato, membro honorário vitalício da OAB Nacional, e teve ministro Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça como palestrante.

“As grandes pandemias sempre acabam com o direito dando solução para elas. O Judiciário vai receber muitas demandas e nós temos armas adequadas para resolver os pedidos que serão encaminhados, mas melhor seria que nenhuma demanda fosse instalada sem uma prévia tentativa de solução negociada. O consenso acaba sendo a melhor forma de resolver essas questões”, afirmou Moura Ribeiro.

Contratos de locação

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Otávio Luiz Rodrigues Junior, participou do painel “Contratos de locação em tempo de pandemia”. O debate trouxe à tona a questão do inquilinato, destacando a quantidade de imóveis locados que não podem ser usados em razão da pandemia.

“Na prática, o que tem ocorrido é um acordo entre cavalheiros entre shopping e locatário, pois se opta por não abrir a loja, os aluguéis não são cobrados, pelos menos em sua integralidade. A opção é de manter a loja fechada e não pagar integral, mas uma parte considerável, de modo que não ocorra ruptura do contrato, o que é permitido pela lei do inquilinato, para a prevalência da autonomia privada”, disse Otávio Luiz Rodrigues Junior.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres