Menu Mobile

Conteúdo da página

Obra do ativista negro Luiz Gama é tema de palestra do I Congresso Digital Covid-19

segunda-feira, 6 de julho de 2020 às 10h52

A vida e a obra de Luiz Gama, ativista, pensador e jornalista negro brasileiro, será tema da palestra magna de abertura do quarto dia do “I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia”, realizado de 27 a 31 de julho pela OAB Nacional e Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), com o patrocínio da Qualicorp. O tema “Luiz Gama 190 anos. Lições de Resistência e de Direito” será abordado pela professora da Universidade Federal de São Paulo, Lígia Fonseca Ferreira, com a coordenação da presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez.

Bacharel em Letra e Linguística pela Universidade de São Paulo, Lígia Fonseca Ferreira é doutora pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne com tese sobre Luiz Gama e autora da obra “Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro”. Também é autora da edição crítica da obra poética do autor em “Primeiras Trovas Burlescas & outros Poemas” e da antologia “Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas e máximas”.

A obra de Lígia Fonseca Ferreira revela Luiz Gama (1830-1882) como um dos mais proeminentes pensadores e ativistas do século XIX e um primeiros jornalistas negros do Brasil. Ex-escravizado, Luiz Gama fez a defesa do movimento abolicionista e rompeu barreiras ao se firmar no universo letrado exclusivo dos brancos em uma época anterior ao fim da escravatura e da proclamação da República. Além de autodidata e poeta, foi advogado dos escravos e maçom.

Como define Lígia Fonseca Ferreira, “além da habilidade retórica e das agudas análises político-jurídicas, Luiz Gama revela-se um mestre da narrativa jornalística, à qual imprime seu estilo pessoal, quase sempre em primeira pessoa, colocando-se ele mesmo em cena ao lado de seus outros personagens reais, dos escravizados aos seus algozes, dos pobres desprotegidos da lei às elites imperiais. A leitura de seus escritos é de surpreendente atualidade. Ele escreveu artigos até seus últimos dias, razão pela qual, poucos depois de morrer, foi saudado como um ‘trabalhador incansável do jornalismo’.” 

A palestra “Luiz Gama 190 anos. Lições de Resistência e de Direito” acontece no dia 30 de junho, às 9h20, na Sala Eduardo Seabra Fagundes. O I Congresso Digital Covid-19 é gratuito e totalmente online. Seis salas digitais simultâneas serão utilizadas para transmitir tudo em tempo real. Ao longo do evento serão realizados mais de 140 painéis abordando os mais variados aspectos da pandemia, que contarão com a contribuição de mais de 400 palestrantes de todas as partes do país. Para os participantes haverá a certificação de 50 horas extracurriculares exigidas pelas instituições de ensino superior.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres