Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB decreta luto oficial pelo falecimento de Aristóteles Atheniense

sexta-feira, 3 de julho de 2020 às 14h57

É com pesar que a OAB Nacional comunica o falecimento do conselheiro nato da seccional mineira, Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, aos 84 anos, nesta sexta-feira (3/7). O Conselho Federal decretou luto oficial por três dias.

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, manifestou seu pesar: “O dr. Aristóteles Atheniense teve uma vida dedicada à advocacia e foi referência para uma geração de advogados que acompanhou seu brilhante trabalho e obra jurídica. O luto do Conselho Federal homenageia a grande contribuição do dr. Aristóteles à advocacia e ao fortalecimento da Ordem dos Advogados do Brasil”.

Referência do direito nacional e autor de obras jurídicas, no Conselho Federal Atheniense foi secretário-geral de 1993 a 1995; vice-presidente da 2004 a 2007 e conselheiro federal pela OAB/MG de 1985 a 1993 e de 2007 a 2009 e presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais de 2007 a 2010.

Presidiu a OAB Minas de 1979 a 1983. Ocupou a função de tesoureiro de 1971 a 1973, nas gestões do presidente, Ariosvaldo de Campos Pires; vice-presidente de 1975 a 1979, nas gestões do presidente, Raymundo Cândido. A OAB mineira decretou luto oficial de sete dias, com bandeiras a meio mastro.

Atheniense ainda presidiu a Academia Mineira de Letras Jurídicas e era membro da Federação Interamericana dos Advogados; do American Bar Association; da Federação Internacional dos Advogados; do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; do Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Natural da cidade de Rio Novo, Aristóteles recebeu o título de Cidadão Honorário da capital mineira, Uberaba, Salinas e Pitangui. Foi nomeado patrono da XVI Conferência da Advocacia Mineira, em 2018.

A OAB Nacional expressa os mais sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de irreparável perda para a advocacia.

Com informações da OAB-MG

 

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres