Menu Mobile

Conteúdo da página

Em reunião virtual, diretores-tesoureiros do Sistema OAB debatem gestão diante do momento do país

terça-feira, 7 de abril de 2020 às 11h46

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, se reuniu virtualmente, nesta segunda-feira (6), com seus congêneres das seccionais da Ordem. Também participaram da reunião os gerentes da Controladoria, Alberto Jones; da Tecnologia da Informação, Rodrigo Lemgruber; e de Finanças, Tetyanne Maria Cruz de Souza.

“A primeira reunião do Colégio de Diretores-Tesoureiros foi feita através da plataforma do Zoom e transcorreu com muita tranquilidade. Todos foram enfáticos em adotar medidas efetivas para a redução das despesas, visando adequar as seccionais ao momento que vivemos. Em três horas e meia de debates, ficou a certeza de que todos estão imbuídos em adotar as medidas necessárias para que seja mantida a saúde financeira das seccionais. A austeridade empregada em 2019 foi fundamental para que a OAB consiga equilibrar suas contas e manter todos os serviços que presta aos advogados e advogadas”, apontou Noronha.

Foram discutidas ações para facilitar a liberação de alvarás para a advocacia, atualizações das negociações com instituições financeiras para obtenção de linhas de crédito aos advogados, meios de otimizar as medidas administrativas para a redução dos custos operacionais das seccionais, além de recomendações e experiências para a renegociação de contratos.

O tesoureiro da OAB-RS, André Luís Sonntag, destacou o papel das medidas de austeridade. “União, responsabilidade, prudência e seriedade na condução das tesourarias das seccionais da OAB se mostram extremamente importantes e fundamentais para atravessarmos esse momento crítico e difícil. Tempos assim exigem austeridade e controle. Temos regras e devemos respeitá-las, acima de tudo, para preservar nossa instituição”, disse Sonntag.

Outros pontos em debate foram o compartilhamento de boas práticas entre os tesoureiros para enfrentar os momentos de crise; a necessidade de manutenção e compartilhamento de informações e atuação conjunta entre todos os órgãos do Sistema OAB e a necessidade de revisão dos orçamentos, a partir de maio de 2020, para adequação à realidade financeira.

O diretor José Augusto Araújo de Noronha prestou esclarecimentos sobre o Fundo Emergencial de Apoio à Advocacia, além de conduzir a análise sobre as vedações impostas pelo Provimento n. 185 do Conselho Federal da OAB, que dispõe sobre regras de gestão, incluindo-se a aderência aos fundamentos de responsabilidade fiscal, o desenvolvimento do capital humano, a tecnologia da informação e a transparência.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres