Menu Mobile

Conteúdo da página

Santa Cruz destaca a importância da imprensa livre para a manutenção da democracia

sexta-feira, 25 de outubro de 2019 às 15h53

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, participou na noite desta quinta-feira (24) da cerimônia de entrega do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, no Tucarena, em São Paulo. Foram inscritos 692 trabalhos com temas que buscam valorizar a democracia e os direitos humanos. Os competidores disputaram em seis categorias: artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), fotografia, produção jornalística em texto, produção jornalística em vídeo, produção jornalística em áudio e produção jornalística em multimídia.

Em seu discurso, Santa Cruz afirmou o compromisso da OAB com a manutenção da democracia e destacou o papel fundamental da atuação livre da mídia. “Nesse sentido, criamos, logo no início da nossa Gestão, o Observatório Permanente de Liberdade de Imprensa, que atua na defesa do pleno exercício do jornalismo e da livre expressão do cidadão brasileiro. Coloco aqui, à disposição de todo e qualquer jornalista ameaçado, a assistência e o apoio da Ordem, para fazer cumprir a lei e a Constituição. O nosso compromisso é, permanentemente, com a defesa da Democracia e dos Direitos Humanos, que é o solo mais fértil e potente de qualquer República”, disse ele.

A cerimônia de premiação foi aberta ao público e jornalistas puderam compartilhar os bastidores e o processo de construção das matérias premiadas com os presentes. Além dos premiados nas seis categorias, foram homenageados com o Prêmio Especial Hermínio Sacchetta (in memoriam), Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) e Glenn Greenwald (The Intercept).

“Nesses tempos difíceis, de desinformação, de milícias virtuais que espalham o ódio e ameaçam a democracia, o verdadeiro jornalismo é ainda mais imprescindível. A 41ª edição do Prêmio Vladimir Herzog, nesse auditório lotado, com tantos jovens, me enche de esperança de que a solidariedade vencerá a brutalidade; a ciência e a informação vencerão o obscurantismo; o respeito ao outro vencerá o ódio e a intolerância. Enfim, confiança de que a democracia prevalecerá”, declarou o presidente da OAB Nacional.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres