Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-BA apoia projeto Catadores de Luxo na Semana do Clima da ONU

sexta-feira, 23 de agosto de 2019 às 10h46

A OAB Bahia participou, nesta quarta-feira (21), da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Salvador. Representantes das Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Responsabilidade Social da seccional estiveram presentes ao evento em apoio à exposição itinerante Catadoras de Luxo: Heroínas (In)visíveis.

Lançada no último dia 10, no Salvador Shopping, a exposição busca resgatar a autoestima, a visibilidade e o reconhecimento das catadoras, por meio da arte e da participação coletiva. Nas próximas semanas, a iniciativa, que tem apoio da OAB, seguirá para o Salvador Norte Shopping, UFBA e UCSal. “É uma alegria ver a OAB apoiado durante o evento uma bandeira socioambiental de extrema relevância, o projeto que proporciona visibilidade internacional às heroínas “in(visíveis)”, disse a presidente da Comissão de Responsabilidade Social da OAB-BA, Roberta Casali.

Segundo Roberta, a OAB vislumbrou, na Semana do Clima, uma oportunidade ímpar para dar visibilidade internacional às mulheres “in(visíveis)”. “A Ordem é proativa na defesa de bandeiras sociais de extrema relevância, como dessas mulheres pobres e corajosas, que trabalham honestamente, porém sob condições insalubres, em desrespeito às garantias fundamentais do cidadão”, explicou. “As catadoras precisam ser vistas, valorizadas e respeitadas”, acrescentou ela.

A representante da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB-BA, Laíze Lantyer, destacou a missão do projeto em resgatar a autoestima das catadoras. "O projeto busca, também, sensibilizar e despertar empatia para um descarte correto do resíduo gerado por cada indivíduo diante de suas escolhas necessárias e supérfluas de consumo", disse.

Responsável pela curadoria da exposição, Gilberto Lyrio, membro de ambas as comissões envolvidas no projeto, destacou a importância e beleza da iniciativa. “A escolha e disposição das imagens objetivaram uma leitura única da exposição, com vistas a resgatar a autoestima das catadoras e denunciar a invisibilidade social pelo exercício dessa profissão”, concluiu.

Com informações da Secom OAB-BA

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres