Menu Mobile

Conteúdo da página

Conferência Estadual da Jovem Advocacia de Sergipe discute inovação e mercado de trabalho

sexta-feira, 16 de agosto de 2019 às 16h30

Foi realizada na noite desta quinta-feira (15) a abertura da Conferência Estadual da Jovem Advocacia, na sede da OAB-SE, em Aracaju. O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, participou da cerimônia ao lado do presidente da OAB-SE, Inácio Krauss, e de membros da diretoria da seccional. A Conferência, promovida pela OAB-SE, por meio do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), tem o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O presidente da OAB-SE, Inácio Krauss, destacou durante a abertura, que o evento tem como ponto principal trazer as inovações da área para os novos advogados. “Estamos realizando a Conferência e comemorando os avanços da jovem advocacia ao trazer para a discussão no evento os novos mecanismos de inserção do jovem no mercado, entre outros temas atuais que estarão sendo discutidos aqui”, disse ele.

Inácio Krauss também salientou a importância que a Conferência tem de mostrar o papel institucional da OAB. “A Conferência é o momento em que o jovem vem reafirmar o compromisso prestado quando recebe a carteira, que é da defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, das prerrogativas e de sempre agir com ética”, afirmou.

O presidente da OAB Nacional parabenizou a seccional de Sergipe pela Conferência Estadual da Jovem Advocacia. “Nada melhor do que, no Mês do Advogado, fazer uma conferência para a juventude. Olhar o futuro. A esperança nossa é que o futuro seja também de transformação. O evento vai discutir as dificuldades do presente, a crise econômica, o modelo de advocacia que queremos. Foi uma honra comparecer e aqui ser tão bem recebido por essa geração que ingressa na nossa profissão”, declarou Santa Cruz.

“Nós, aos poucos, nos últimos anos perdemos parte da identidade da advocacia. O advogado tem uma identidade de coragem, de princípios, de defesa da Constituição e parcela da própria advocacia tem se desencontrado dessa identidade. O fim dessa identidade é o fim da advocacia. Precisamos reforçar os nossos princípios nos preparando para o momento de crise aguda no Brasil e no mundo, sabendo que a superação dessa crise vai depender do nosso talento, da nossa criatividade e da luta que é nossa pelo avanço da população brasileira, principalmente aqueles que precisam mais”, afirmou Santa Cruz.

O presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira, também participou da abertura da conferência, bem como representantes das comissões, de conselheiros seccionais e federais, de advogados e advogadas, de estudantes e professores de Direito.

Temáticas atuais
O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, ressaltou a importância do evento. Nesta edição, a Conferência trouxe como tema central “Os Desafios da Jovem Advocacia e o Futuro do Direito Brasileiro”. “Estamos neste momento particularmente preocupados com as dificuldades que todos enfrentamos para o exercício da profissão, e em particular o jovem advogado, que é aquele profissional que precisa ingressar no mercado”, enfatizou ele.

Segundo Siqueira, em eventos como esses, a OAB-SE e o Conselho Estadual da Jovem Advocacia dão as ferramentas para a discussão de grandes temas do cenário nacional e do cenário sergipano. O objetivo é construir alternativas e saídas para as dificuldades que os advogados e a entidade atravessam.

“Iremos discutir aqui as reformas legislativas mais profundas. Queremos dialogar com a advocacia sobre a reforma trabalhista que ainda gera efeitos e que ainda vem sendo alterada, sobre a reforma da previdência ainda em curso, sobre a Medida Provisória da Liberdade Econômica recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados e também sobre oratória, gestão de escritório, e com isso dar ferramentas para que o advogado e a advogada possam cada vez mais exercer a profissão de maneira altiva”, disse ele.

Conferência de abertura
A Conferência de abertura do evento, intitulada “Sucesso com Direito”, foi ministrada pelo advogado Paulo Nicholas. Com conteúdo eminentemente motivacional, a palestra chamou a atenção e agradou ao público presente. “A gente tenta inspirar o jovem, mostrar para ele que apesar das dificuldades, da crise e do número cada vez maior de faculdades de Direito e de advogados no mercado, há espaço, há trabalho para aquele que se inspiram, desejam e querem fazer a diferença de verdade nas suas próprias vidas e na vida dos outros”, afirmou ele.

Nicholas disse que a realização da conferência é muito importante porque mostra o valor que a OAB-SE dá para aqueles que estão começando a carreira. “O evento demonstra o valor que a gestão da entidade dá ao jovem advogado e para construir o futuro do Brasil”, resumiu.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres